‘Fazenda Escola’: estudantes da rede estadual conhecem atividades do setor primário do Amazonas

Com o objetivo de aproximar estudantes do Ensino Fundamental às atividades do setor primário, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, deu início, nesta quarta-feira (16), ao projeto “Fazenda Escola”.

 

A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em julho de 2021, e que tem investido R$ 400 milhões em projetos prioritários para as redes públicas de ensino do estado.

 

Somente nesta quarta-feira, 170 alunos da Escola Estadual General Sampaio, na zona oeste de Manaus, tiveram a oportunidade de conhecer os espaços e interagir com os animais da Fazenda Santa Rosa, situada na Estrada do Caldeirão, em Iranduba (a 27 quilômetros da capital). Ao todo, 43 mil estudantes de Manaus e dos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba deverão participar do projeto da Seduc.

 

De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, Hellen Matute, os alunos levarão a experiência do “Fazenda Escola” para a vida.

 

“A gente vive em um mundo que está cheio de edifícios, cheio de tecnologia, e o objetivo desse projeto é trazer os estudantes para perto da sustentabilidade, do meio ambiente, de saber de onde vem o alimento, que não vem do supermercado, mas sim do trabalho diário que os produtores têm em suas fazendas e sítios. O governador Wilson Lima abraçou esse projeto porque as nossas crianças, muitas em áreas de vulnerabilidade, não teriam acesso a uma fazenda dessa, e aqui elas vão ter essa oportunidade”, afirmou Hellen.

 

Mais que uma visita, o projeto promete integrar os conteúdos trabalhados dentro da sala de aula, como explica a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Adriana Antonaccio.

 

“O projeto visa aproximar o estudante da realidade campestre, no sentido de fazer com que ele se integre à natureza, à piscicultura, à agricultura e possa ter mais conhecimento dos animais. Essa visita é feita com os professores e os pedagogos da escola, para que esse espaço não formal e a forma como essa aprendizagem é construída sejam concatenados com o ensino de Ciências”, pontuou Adriana.

Animação

Durante a visita à Fazenda Santa Rosa, os alunos da Escola Estadual General Sampaio puderam andar a cavalo, plantar mudas, alimentar peixes e ainda conhecer e interagir com diversas atividades do setor primário e animais, como porcos, ovelhas e galinhas, dentre outros.

 

Para a estudante Vitória Mirela, de 9 anos, a parte favorita do “Fazenda Escola” foi quando ela e os colegas visitaram o curral dos cavalos. “Para mim é superlegal e divertido, estou aprendendo como cuidar dos animais e dar comida e carinho. Minha parte favorita foi a dos cavalos, porque a gente pode fazer carinho, montar neles e treinar, e isso é bem legal”, finalizou Vitória.

 

Sobre o projeto

Com o setor primário como carro-chefe, o “Fazenda Escola” visa levar os estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental à Fazenda Santa Rosa, em Iranduba, o que lhes permitirá conhecer e experimentar atividades voltadas à agricultura, à agropecuária e ao extrativismo.

 

Após as visitas, os alunos desenvolverão projetos que objetivem despertar comportamentos e valores que estimulem a criatividade e aproveitem as potencialidades do estado.

 

FOTOS: Tácio Melo/Secom

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *