Pousou na base aérea de Brasília, nessa quinta-feira (10), 68 pessoas trazidas da Ucrânia. Dessas, 43 são brasileiros, 19 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano e ainda seus pets – oito cachorros e dois gatos. O avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) e um VC-99B saíram da capital, na última segunda-feira (6), com 11,6 toneladas de ajuda humanitária ao país europeu, que sofre invasão russa. Os refugiados estavam em Varsóvia, na Polônia, de onde a aeronave saiu na quarta-feira (9).
O presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado de ministros do governo, compareceu à base, em Brasília (DF), para recepcionar os refugiados. Após desembarcaram, os passageiros foram encaminhados para fazerem testes para detecção da Covid-19.
A informação divulgada em rede social pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Segundo ele, serão disponibilizado hotéis para quarentena, caso alguém teste positivo.
Guerra na Ucrânia
Com ataques por ar, terra e mar em diferentes pontos do território ucraniano, a Rússia invadiu, em 24 de fevereiro, a Ucrânia.
Segundo a ONU, mais de 2,3 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia.
Ainda não houve progresso quanto a um cessar-fogo mesmo após encontro que aconteceu entre os ministros de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Sergei Lavrov na quinta-feira.
Bolsonaro até o momento tem evitado criticar o ataque russo, mas o Brasil condenou a invasão no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Assista ao desembarque do grupo:
Imagens: Reprodução/FAB