Os pequenos produtores rurais de 30 municípios do Amazonas serão contemplados pelo projeto de Promoção e Fortalecimento da Estruturação Produtiva da Agricultura Familiar Amazonas. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (11/03) na sede provisória da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (FETAGRI-AM), situada na rua Mendonça Xavier, no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. Deve fortalecer as cadeias produtivas de Indicação Geográfica (IG) da farinha do Uarini, pirarucu de manejo, abacaxi de Novo Remanso, guaraná e a criação do Portal da Agricultura Familiar, para comercialização virtual por meio do mercado delivery virtual e entrega presencial.
Segundo a presidente da FETAGRI-AM, Edjane Rodrigues, o produtor rural tem dificuldade de comercializar os produtos produzidos no Amazonas, principalmente, por causa da geografia do Estado. Com isso, a produção se perde na mão do agricultor ou é entregue na mão de ‘atravessadores’ por um valor mínimo, somente para possibilitar a sobrevivência do produtor rural, e assim não ter um maior prejuízo.
Diante disso, o Conselho Deliberativo da Federação reformulou a diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável dos Trabalhadores Rurais da Amazônia (IDEST), que estava desativada desde 2007, e em 2019, a comissão desenvolveu um estudo, a partir desse diagnóstico o IDEST criou 10 regionais, conectando cada uma e assim estabelecer a comercialização direta entre produtor e e consumidor. E assim, apoiar e fomentar as ações de estruturação dos Sistemas Produtivos, garantindo o escoamento da produção dos agricultores familiares, e ainda, fortalecer as cadeias produtivas e a geração de renda para os produtores rurais.
“O nosso foco como produtor rural é atingir o pequeno agricultor familiar dentro do Estado. Após diversas reuniões e visitas nos municípios com maior dificuldade de acesso à capital, o presidente da IDEST, Amarildo Gama, em conjunto com a FETAGRI-AM, concluiu que para resolver ou pelo menos minimizar esse problema há a necessidade de fazer a mediação com os produtores e compradores, para que o produtor familiar faça ele mesmo a negociação de seus produtos e consiga comercializar diretamente seus produtos”, destaca a presidente da FETAGRI-AM, Edjane Rodrigues.
O presidente da IDEST, Amarildo Gama, inteirou que o projeto foi possível a partir da emenda do deputado federal José Ricardo, que destinou R$ 286,5 mil. O recurso vai beneficiar inicialmente cerca de 300 famílias de 30 municípios, promovendo o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, garantindo a comercialização e o escoamento da produção dos agricultores familiares, pequenos e médios produtores estreitando a relação entre o produtor e o potencial consumidor.
O planejamento inicial inclui:
- Mapeamento da produção das cadeias produtivas;
- fortalecer as cadeias produtivas de indicação geográfica (IG);
- portal de comercialização da agricultura familiar;
- feira da agricultura familiar
Farinha de mandioca, açaí, abacaxi, citrus, pecuária de leite, pecuária de corte, cultura de fibras (malva & juta), banana, guaraná, horticultura, avicultura caipira, suinocultura, meliponicultura piscicultura familiar e manejo de pescado fazem parte da produção das cadeias produtivas que serão mapeadas inicialmente. Porém, o projeto quer se estender para outros produtos produzidos no Estado do Amazonas como: castanha do Brasil, pupunha e açaí.
O deputado José Ricardo disse que a emenda favorece o setor primário e frisou a iniciativa da FETAGRI-AM e das entidades parceiras que apoiam a agricultura familiar e favorecem as atividades do setor primário, com recursos para fortalecer e valorizar os agricultores familiares e a produção de alimentos no Estado do Amazonas.
Participaram do lançamento o secretário da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Airton Scheider; um técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e da Economia Solidária no Estado, Ricardo Nascimento; assessora de Desempenho e Estratégias do SEBRAE-AM, Maria José Albuquerque, além de diversos representantes do setor.
Para o próximo domingo (20), os produtores vão participar da feira que já acontece na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, onde irão expor e comercializar produtos da agricultura familiar produzida na região rural da capital.
FOTOS: Conceição Melquíades
1 thought on “FETAGRI-AM e IDEST lançam projeto para viabilizar comercialização de agricultor familiar e pequenos produtores no Amazonas”
Emenda de R$ 286 mil visa beneficiar 30 municípios do AM – Thomaz Rural
(março 13, 2022 - 6:51 pm)[…] FETAGRI-AM e IDEST lançam projeto para viabilizar comercialização de agricultor familiar e pequen… […]