Você já deve ter ouvido falar em sambaquis, lugares antigos, mas que ainda temos nos dias de hoje

 

Os sambaquis são montes compostos de moluscos de origem marinha, terrestre ou de água saloba, esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedras ou de ossos. Vem a ser o resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.

A palavra tem origem da língua “Tupi”, que vem a ser a mistura das palavras “tamba” (conchas) e “ki” (amontoado).

 

Eles são lugares muito antigos, onde os homens comiam moluscos e ali iam ficando os restos.

No Brasil existem sambaquis em vários pontos do litoral, sendo que no estado de Santa Catarina se localizam os maiores sambaquis do mundo.

No litoral de Santa Catarina existem sambaquis que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão, com idades aproximadamente de 5000 anos. Também encontramos sambaquis no Xingu e no baixo Amazonas.

 

Nesses lugares encontramos muitos utensílios, alguns feitos em rochas, como os quebra-cocos, facas, machados, raspadores e pontas. Os anzóis, ponta de flechas e os arpões são feitos de ossos.

Então, os sambaquis são enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na pré-história.

Esses lugares devem ter uma energia incrível de se viver, se encontrar um sambaqui aproveite a energia que emana dele.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *