Foram disponibilizados 50.465 quilos de produtos regionais, oriundos da produção de 91 agricultores em 12 municípios em apenas um dia. Todas as quartas-feiras, representantes de entidades socioassistenciais vão até a Central da (ADS) Abastecimento da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, em Iranduba, para receber os alimentos comprados e doados pelo Governo do Estado.
Os alimentos foram entregues para 79 entidades, sendo 50 pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), 18 pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e 11 pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Nesta semana, a ADS completa sua 12ª entrega, chegando no quantitativo de 1.083 toneladas de alimentos comprados pelo Governo do Estado durante a pandemia.
Entre os produtos adquiridos, nesta semana, estão abóbora, banana-pacovã, banana, batata-doce, cheiro-verde, couve, feijão-de-metro, filé de pirarucu, farinha amarela, pimenta-de-cheiro, limão, mamão, macaxeira, maxixe, polpa de frutas, pimentão, farinha de tapioca, entre outros. Do total, 10.465 quilos são da produção de feirantes da ADS na Região Metropolitana e 40 toneladas são dos credenciados no Edital n° 003/2019.
Aguardando pela doação de frutas e verduras, Marcus Venicius, pastor auxiliar de uma igreja evangélica e representante do Projeto Missionário R4, que atende pessoas carentes nos bairros Novo Israel e Colônia Santo Antônio, na zona norte de Manaus, foi um dos representantes de entidades presentes na central. Ele afirma que os alimentos adquiridos irão beneficiar ao menos 40 famílias.
“Devido a essa situação de pandemia, muitas famílias tiveram parentes que foram demitidos e encontram-se desempregados, sem ter como manter as compras do mês. E nós, da igreja, que também atuamos como uma voz comunitária, ajudamos essas pessoas necessitadas, confortando com os alimentos e levando a Palavra de Deus com o evangelismo”, disse o pastor auxiliar.
Outras 100 famílias serão beneficiadas pela Associação Amor em Ação, localizada no bairro Nova Vitória. Leonardo Vieira, que estava representando a entidade na distribuição dos alimentos na Central de Abastecimento da ADS, conta que esta era a primeira vez que a instituição estava buscando os mantimentos, motivo, segundo ele, de muito anseio das pessoas que serão beneficiadas.
“Muitas delas estão em uma situação precária e estes alimentos acabam não só passando a fome, como também sendo um sinônimo de força neste momento tão difícil. Só temos que agradecer pelo apoio do Governo”, disse Leonardo.
Texto: Bruna Oliveira *Com informações da assessoria Fotos: Ruth Jucá