Governo investe na produção sustentável de peixes e hortaliças no interior do estado

O Governo do Amazonas segue investindo em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do estado. Um dos projetos apoiados neste campo, por meio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), é realizado no município de Manacapuru (68 km de Manaus), e busca atender a dois mercados diferentes, simultaneamente, o de peixes ornamentais e de hortaliças, unindo sustentabilidade, economia de água e melhor aproveitamento da área de produção.  

O trabalho é desenvolvido no Ifam (Instituto Federal do Amazonas), no âmbito do Painter
(Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas), edital N°003/2020, criado pelo Governo do Estado para apoiar pesquisas no interior, por meio de indução em áreas estratégicas. 

Segundo o coordenador da pesquisa, Danniel Bevilaqua, o foco do projeto é a transferência de tecnologia através da utilização da aquaponia, mas com uma nova aplicação, associando a produção de peixes ornamentais às hortaliças. A aquaponia consiste no sistema integrativo entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes e o cultivo de vegetais hidropônicos, como a produção de hortaliças em substrato ou solução nutritiva sem ser no solo.  

Doutor em Biologia em Água Doce e Pesca, o pesquisador afirma que os conhecimentos adquiridos no projeto serão repassados a piscicultores, produtores rurais, técnicos e demais pessoas interessadas na produção desses insumos no município de Manacapuru. Além disso, o projeto irá disponibilizar unidades demonstrativas do sistema para que possam contribuir no ensino, pesquisa e extensão do Instituto.  

“Em muitos países, a aquaponia vem sendo adotada por um número crescente de pessoas, que buscam alternativas para produzir seus próprios alimentos, de maneira mais saudável e por acreditarem estar assim contribuindo com a sustentabilidade do planeta, minimizando o desperdício de água, com o reaproveitamento. O aquarismo, que vem crescendo a cada ano, bem como o mercado de hortaliças, pode gerar emprego e renda”, disse o pesquisador.  

Dentre as espécies de peixes trabalhadas no projeto estão o Acará Bandeira Leopoldi (Pterophyllum leopoldi) e Acará Bandeira (Pterophyllum scalare), ambos ornamentais, e hortaliças como coentro e alface. 

FOTOS: Acervo do Pesquisador Danniel Bevilaqua

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *