Marinha promove ações de conscientização alusivas ao Dia Mundial da Limpeza na Amazônia Ocidental

Em Manaus (AM), alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista assistiram a palestra educativa sobre conscientização ambiental

O Comando do 9º Distrito Naval, com o apoio de órgãos ambientais estaduais e municipais, realizou, neste sábado (18), atividades de conscientização alusivas ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Na Amazônia Ocidental, mais de 120 militares foram mobilizados para a realização de palestras educativas em escolas, marinas e colônias de pescadores. Além disso, durante o dia, aproximadamente 4,6 toneladas de lixo foram coletadas de praias e orlas em dez cidades da região.

Em Manaus (AM), militares do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas atuaram no Igarapé do Mindu, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É absurda a quantidade de lixo que jogam nas nossas águas. Somente com conscientização que podemos resolver isso. Essa ação da Marinha é fundamental. Somente com a união de todos é possível acabar com esse lixo todo”, declarou a universitária Annyele dos Santos, 24.

Militares da Capitania Fluvial de Tabatinga durante ação na Orla do Porto da Feira, em Tabatinga (AM)

Ainda na capital amazonense, alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista assistiram a palestra “Plano de Combate ao lixo no Mar”, ministrada pelo Primeiro-Tenente Engenheiro Naval Márcio Alipio Barbosa de Oliveira, Encarregado do Sistema de Gestão Ambiental da Estação Naval do Rio Negro. Cerca de 160 estudantes participaram da atividade. Hoje, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental realizou atividades de conscientização e limpeza na área do Tarumã e na Praia da Ponta Negra.

Ao todo, 14 Organizações Militares (OM) da Marinha na Amazônia Ocidental participaram das atividades, que seguiram todas as medidas preventivas contra a COVID-19. O Dia Mundial da Limpeza, comemorado no dia 18 de setembro, simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Fonte: 9º Distrito Naval.

Fotos: Reprodução/ 9º Distrito Naval.

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *