
O Comando do 9º Distrito Naval, com o apoio de órgãos ambientais estaduais e municipais, realizou, neste sábado (18), atividades de conscientização alusivas ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Na Amazônia Ocidental, mais de 120 militares foram mobilizados para a realização de palestras educativas em escolas, marinas e colônias de pescadores. Além disso, durante o dia, aproximadamente 4,6 toneladas de lixo foram coletadas de praias e orlas em dez cidades da região.
Em Manaus (AM), militares do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas atuaram no Igarapé do Mindu, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É absurda a quantidade de lixo que jogam nas nossas águas. Somente com conscientização que podemos resolver isso. Essa ação da Marinha é fundamental. Somente com a união de todos é possível acabar com esse lixo todo”, declarou a universitária Annyele dos Santos, 24.

Ainda na capital amazonense, alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista assistiram a palestra “Plano de Combate ao lixo no Mar”, ministrada pelo Primeiro-Tenente Engenheiro Naval Márcio Alipio Barbosa de Oliveira, Encarregado do Sistema de Gestão Ambiental da Estação Naval do Rio Negro. Cerca de 160 estudantes participaram da atividade. Hoje, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental realizou atividades de conscientização e limpeza na área do Tarumã e na Praia da Ponta Negra.
Ao todo, 14 Organizações Militares (OM) da Marinha na Amazônia Ocidental participaram das atividades, que seguiram todas as medidas preventivas contra a COVID-19. O Dia Mundial da Limpeza, comemorado no dia 18 de setembro, simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
Fonte: 9º Distrito Naval.
Fotos: Reprodução/ 9º Distrito Naval.