O Governo do Amazonas, por meio da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), entregou, na segunda-feira (9), 50 kits seringueiros para a Associação dos Produtores Agroextrativistas da Comunidade José Gonçalves, localizada no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).
A entrega ocorreu no auditório da Sepror, e contou com a presença do secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior; do prefeito de Lábrea, Gean Barros; e do presidente da APACJG e vereador de Lábrea, Antônio Britto.
Petrucio Magalhães comentou sobre a importância dessa entrega para o extrativista que foi afetado pela pandemia e também pela cheia.
“Esse material vai ajudar o seringueiro a extrair o látex com qualidade. E, além desse fomento, será paga pelo Governo do Amazonas a subvenção, que é outro estímulo para o extrativista, melhorando sua renda”, disse o secretário.
Além das entregas feitas na segunda-feira, já foram entregues kits seringueiro para a Asproc (Associação dos Produtores Rurais de Carauari ) e para a Amexsara (Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo), que receberam cada uma 50 kits seringueiros, e a Aprocria (Associação dos Produtores, Criadores e Extrativistas do Amazonas) de Itacoatiara, que recebeu 40 kits.
Segundo Antônio Britto, os kits vão ajudar o seringueiro com um material novo, de qualidade, onde este poderá extrair com mais facilidade o látex.
“Esse equipamento, hoje, não existe no mercado para ser comprado, só pode ser adquirido através de projetos e/ou editais como esse. O Governo do Estado, por meio da Sepror, viabiliza esse equipamento para os nossos produtores, que é de suma importância para fomentar a atividade do extrativismo, além de melhorar a vida de cada um”, declarou Antônio Britto.
Ao todo, serão entregues 290 kits para seis Organizações da Sociedade Civil dos municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama, Carauari e Itacoatiara.
A previsão é que seja lançado, no final deste mês de agosto, um novo edital de chamamento público para a entrega de mais 310 kits seringueiros no Amazonas.
Cada kit seringueiro é composto de 400 canecas de 600ml, 400 bicas, uma bombona 10 litros, uma lanterna de cabeça, duas lâminas de sangria amazônica e um facão.
*Com informações da assessoria Fotos: Djalma Júnior