Comunidade de São Francisco do Caramuri: agricultores batalhadores, unidos e organizados

ACASFC desenvolve além da economia da região, projetos esportivos, culturais, ambientais, de saúde e sociais

O trabalho que  Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri – ACASFC operacionaliza junto às famílias para emancipação econômica através da agricultura familiar vai muito além disso. Também são desenvolvidos projetos esportivos, culturais, ambientais, de saúde e de resgate de cidadania: com duas ações: cidadania rural e natal solidário.

o Projeto Caramuri + Esporte que visa ampliar as modalidades esportivas e o público de futuros atletas da região, em especial dos jovens rurais que já possuem até um campeonato anual de futebol. Campeonato esse que alcançou nos últimos anos o reconhecimento e apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer – SEJEL e demais parceiros do setor privado.

Na área cultural, mantêm-se desde o ano 2000 a realização da tradicional festa popular de Caramuri que ocorre todo mês de julho. E, no mês de outubro festeja-se o dia do padroeiro da comunidade São Francisco de Assis. No ano de 2019, a Comunidade realizou o primeiro Festival de Pesca Esportiva e a primeira Feira da Agricultura Familiar com a poio do Governo do Estado do Amazonas por meio do Sistema SEPROR em parceria com as Prefeituras Municipais de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara e do Setor Privado.

O evento foi inserido no calendário cultural da comunidade para realizar-se anualmente no mês de setembro, tornando-se parte do calendário cultural do Município de Manaus a partir do ano de 2020 por meio do projeto de Lei 088/2020 de autoria da Vereadora Professora Jaqueline.  

DANIEL LEANDRO DA SILVA PRESIDENTE DA ACASFC

Contribuindo para a melhoria das condições de saúde das famílias de Caramuri, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA a cada ano vem ampliando os atendimentos médicos e odontológicos, os quais passaram a ser realizados mensalmente no próprio Centro Social da comunidade.

Atualmente a Associação ainda vem articulando patrocinadores no setor privado para construção da Casa de Apoio e Assistência à Saúde da Família Rural, a fim de proporcionar um local mais adequado para as consultas e futuramente para a realização de exames.

Em 2016, implantou o Projeto Caramuri + Saúde com a realização de atividades de cunho terapêutico, orientações nutricionais e formação de grupos de estudo com os agentes de saúde para debater sobre todos os problemas de saúde físico ou mental encontrados nas famílias da comunidade.

Visando com isso identificar os riscos derivados de todo o histórico de vida do cidadão e até mesmo do processo produtivo de trabalho e combate-lo, de forma que todos tenham a mesma possibilidade de envelhecer com qualidade.

Na área social, a ACASFC realiza duas grandes ações anuais que são desdobramentos do Projeto Resgatando Cidadania: o primeiro é a Ação de Cidadania Rural que acontece todo mês de julho em comemoração ao dia do Agricultor e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos – SEJUSC por meio do Pronto Atendimento Itinerante – PAI, entre outras secretárias de estado que viabilizam um leque de serviços de cidadania juntamente com as secretarias municipais de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara; totalizando uma estimativa de atendimento de 6 mil pessoas/ano.

Dia das Mães

A segunda ação é o Natal Solidário um gesto de amor, que atende todos os anos uma média de 1200 pessoas/evento através da doação de brinquedos, roupas, almoço e lanche comunitário presenteados pelos voluntários que reconhecem na associação uma entidade comprometida com a causa social, bem como pela prestação de serviços ofertados pelos parceiros dos órgãos municipais e estaduais, Cruz Vermelha, Uni La Sale e Forças Armadas (Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS), realização de palestras, oficinas, atividades recreativas, lúdicas e culturais, além de atendimento médico e odontológico.

No quesito ambiental, a associação sempre teve a preocupação de programar anualmente atividades de conscientização e combate à pesca predatória, à retirada de madeira e minérios ilegais, e mais do que nunca tem criado ferramentas de sensibilização dos comunitários para a conservação da espécie símbolo da localidade, a árvore de Caramuri, bem como campanhas periódicas de coleta seletiva de resíduos sólidos.

Desde 2016 a ACASFC está à frente das atividades realizadas pelo Comitê Gestor do acordo de pesca da região do Baixo Rio, divisa dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, o qual ainda tem buscado a criação de instrumentos de fiscalização e monitoramento para cumprimento das leis do acordo publicado em Diário Oficial no ano de 2015. Trabalha também diretamente em parceria com as escolas da região, ofertando material, realizando palestras e participando de eventos para fortalecer nos alunos a cultura do cooperativismo e do associativismo; além dos cuidados necessários para a sobrevivência da flora e da fauna amazônica.

E os resultados dessa cadeia de cidadania e políticas públicas continuam a aparecer, principalmente com o PREME já se consegue mensurar toda a evolução ocorrida nos últimos anos na comunidade.

Vale ressaltar que, a primeira grande entrega de produção para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar – PREME da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS foi em 2014 com um contrato de 250 toneladas de abacaxi, já em 2017 foram mais 350 toneladas de abacaxi, referente ao ano de 2018 foram 327 toneladas e em 2019 a Associação assumiu o compromisso de entregar 214 toneladas de abacaxi , 10 toneladas de banana e 01 uma tonelada de macaxeira.

Dia da Mulher

Graças aos intangíveis resultados, os alunos das escolas públicas do estado e dos municípios poderão apreciar um alimento de qualidade preparado especialmente pelos seus próprios familiares. E cada vez mais o agricultor se vê como o protagonista de sua própria história tendo a oportunidade de selecionar o que produzir e quando produzir.

O financiamento pelo Fundo de Promoção Social – FPS feito no ano de 2014, proporcionou uma alavancada nessa produção e na autoestima dos agricultores, os quais passaram a contar com uma patrulha mecanizada para fazer o trabalho massivo. Os resultados saltam aos olhos no que se refere a tempo/área trabalhada, pois faz em tempo insignificante o que uma família inteira faria em uma semana de trabalho pesado.

A doação de uma Balsa de 80 toneladas recebida de um doador amigo da Comunidade, complementou o projeto e supriu de forma significante e imensurável a necessidade de acesso nas propriedades dos agricultores proporcionando a condução da patrulha mecanizada na região, além de colaborar no escoamento da produção via fluvial até o porto do ramal.

Infelizmente a agricultura ainda é a atividade mais imprevisível, alguns problemas ocasionados pelas variações climáticas não permitiram a colheita satisfatória esperada em 2016. A falta de irrigação no verão forte não perdoou o desenvolvimento do abacaxi, cupuaçu e outras culturas, o que culminou num imensurável prejuízo na economia local, impossibilitando o fornecimento da produção ao PREME e às feiras locais. 

Porém, é notório que no geral, todos os agricultores passam por essas dificuldades, e nem por isso a agricultura desacelera, pelo contrário, ela só tende a crescer. E graças ao empenho dos parceiros a visão de trabalho se amplia todos os dias.

Nos ano de 2017 o Fundo de Promoção Social – FPS trouxe a comunidade para o século XXI viabilizando o acesso a 32 hectares de área mecanizada tornando o trabalho no campo mais suave e produtivo, em 2018 a Comunidade foi contemplada com 17 triciclos, os quais vêm contribuindo para o escoamento interno da produção e principalmente para saúde e qualidade de vida do agricultor caramuriense, processo este que consolidou de uma vez por todas o papel do agricultor familiar em Caramuri. Um personagem mais centrado em sua responsabilidade de abastecer o mercado consumidor e sua própria casa, com alimentos de qualidade e variações demandadas pelo público.

Essa parceria deu a grande oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos com o passar do tempo e atualizar a agricultura a um padrão somente visto pela televisão no sul e sudeste do país. As atividades previstas pelos Convênios 008/2014, 012/2017 e 066/2018 ainda estão sendo executados e gerando muitos avanços com o apoio das máquinas e pelo beneficiamento das áreas que já foram cultivadas. Tudo isso sem desmatar nenhum hectare!

Próximo passo será a implantação do sistema de painéis solares nas residências dos Associados com objetivo de ampliar a capacidade de geração de energia por meio de práticas renováveis garantindo estabilidade ambiental e econômica.

Portanto, pensar na coletividade requer não somente parcerias, mas o cumprimento da missão que emana da essência humana para está a serviço do outro, princípio de justiça social, dessa forma as articulações, apoios, parcerias e voluntariado complementam a rede de assistência hoje chamada São Francisco do Caramuri, por isso a busca constante na elaboração de metas e construção de planejamentos participativos e coerentes com a realidade.

Texto: DANIEL LEANDRO DA SILVA / PRESIDENTE DA ACASFC

Fotos : Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *