A viagem partiu de Apuí no Amazonas para Jacareacanga no Pará.
No terceiro dia da operação Transamazônica, os militares entraram no coração da BR-230. A tropa saiu de Apuí no dia 17 de julho por volta das 7:30h da manhã com destino à Jacareacanga, já no Estado do Pará.
A Operação Transamazônica é uma atividade militar transversal às outras de emprego e preparo do Exército, a exemplo da Operação Amazônia, voltada para a Defesa da Pátria, Operação Samaúma, com características Interagências e Operação Xingu, destinada ao adestramento da Arma de Engenharia em estradas. Isto porque a Operação Transamazônica permite coletar as características e restrições das rodovias BR-319, BR-230 e BR-163 para que os Estados-Maiores das forças militares elaborem os estudos para emprego das diferentes tropas.
Na divisa entre os dois estados o comandante da operação, o General Marcelo de Carvalho falou um pouco mais sobre a operação.
O comboio que partiu de Manaus no dia 14 de julho já percorreu mais de 1.000km da BR-319 e da Rodovia Transamazônica até Apuí.
Nesta terceira etapa da missão foram mapeadas 16 pontes e 199 bueiros. Em uma viagem que durou pouco mais que 6 horas, foram percorridos 280km. O trecho trilhado apresenta em sua totalidade revestimento primário, mas em boas condições de trafegabilidade. Houve a necessidade de realizar a travessia em uma balsa no rio Sucunduri.
O trecho final solicita maior prudência dos motoristas, devido a via diminuir e apresentar consideráveis aclives e declives. Durante a passagem entre Apuí e Jacareacanga quase não há ponto de apoio. A operação segue pela BR-230.
Vídeo: Kleber Moraes/TV Encontro da Águas