Operação Transamazônica percorrerá um total de 2.646 km, pelas BR-319, BR-230 e BR-163.
Na madrugada do dia 14 de julho, militares do 2º Grupamento de Engenharia deram início a um dos mais extensos reconhecimentos terrestres de rodovias no Norte do Brasil.
Refere-se à Operação Transamazônica, comandada pelo Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, o General de Brigada Marcelo de Carvalho. Durante a operação os militares percorrerão inicialmente 697 km da BR-319, entre Manaus e Humaitá-AM. Em seguida, a missão irá percorrer 1.085km da BR-230 até Campo Verde-PA. Na próxima etapa serão feitos reconhecimentos de 266km da BR-163, até Moraes Almeida-PA. Deste local, serão percorridos outros 597km para, enfim, concluir, em Santarém-PA, a missão da Operação Transamazônica, percorrendo um total de 2.646km.
A operação estava sendo planejada a bastante tempo e sua execução começou com a travessia do rio Negro realizada pelo Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde foram usadas duas lanchas do modelo Guardian, para travessia dos militares e suprimentos.
Ainda durante a madrugada embarcaram em viaturas no Careiro da Várzea e iniciaram a viagem pela BR-319, com o início da seca dos rios foi possível encontrar a estrada seca o que facilitou o trajeto no percurso inicial.
Com paradas para verificação das pontes, bueiros e reconhecimento primário de alguns pontos, além de paradas para alimentação e abastecimento das viaturas foi possível fazer a viagem até Humaitá em torno de 14 horas e 40 minutos após a saída do Careiro, totalizando 667 km percorridos da rodovia.
O Subtenente Edison Agneze, responsável pelo reconhecimento contou um pouco sobre como encontrou a BR nesse primeiro trecho da viagem. Confira
É perceptível a retirada da maioria dos pontos de atoleiros, devido o início do verão amazônico e aos trabalhos de manutenção na estrada feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O Tenente-Coronel Cadson falou a respeito das melhorias de trafegabilidade encontrada na BR. Veja:
O primeiro objetivo da viagem já foi realizado, sendo a atualização das informações sobre as condições de trafegabilidade da BR-319. Estão participando ao todo 12 pessoas, entre militares e imprensa.
Na manhã desta sexta-feira (16), o comandante da operação virá de Porto Velho para acompanhar o comboio que partirá de Humaitá para Apuí para dá prosseguimento à ação.
Foto: Subtenente Agneze
Vídeos: Kleber Moraes/ TV Encontro da Águas