O Governo do Amazonas, por meio da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), apresentou ao público o novo Plano de Ação para nortear as ações ambientais dentro da Reserva da Biosfera da Amazônia Central.
As novas medidas de desenvolvimento da área – que compreende 30 municípios do Amazonas – foram apresentadas durante o workshop comemorativo dos 20 anos da Reserva, ocorrido nesta quarta-feira (14).
Reserva da Biosfera é um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a poluição atmosférica, o efeito estufa, entre outros.
Cada reserva é uma coleção representativa dos ecossistemas característicos da região onde se estabelece, privilegiando o uso sustentável dos recursos naturais nas áreas assim protegidas.
Subsidiado pela a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o novo Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central vai nortear as ações ambientais na área de 2021 a 2024. O plano anterior começou a ser revisado em 2020, a fim de adequar o documento e executar um cronograma de ações ambientais condizentes com a realidade local.
Aprovada em 2001, a Reserva da Biosfera da Amazônia Central faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco. A reserva está localizada na área do Projeto Corredor Ecológico Central da Amazônia, no interior do estado do Amazonas, que abriga um conjunto de áreas protegidas.
A Reserva da Biosfera da Amazônia Central é constituída por áreas de domínio público e privado, integrada por unidades de conservação, zonas de amortecimento e corredores ecológicos, sendo gerida por um Conselho Deliberativo, o Cerbac, com representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente.
*Com informações da assessoria