Ontem, no dia 25 de maio, foi comemorado o dia do trabalhador e trabalhadora rural. Esta data homenageia quem trabalha nas zonas rurais, campos e fazendas como lavradores, agricultores e cuidadores de animais.
Em 1 de junho de 1964, foi instituída a lei Lei nº 4.338, em homenagem ao deputado federal Fernando Ferrari, muito engajado na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais, que morreu no dia 25 de maio de 1963, se tornando um símbolo. Em 1971 Programa de Assistência ao Trabalhador Rural foi instituído, com a Lei Complementar nº 11, conhecida como Lei Fernando Ferrari, também em homenagem ao parlamentarista.
Estas pessoas necessitam de proteção e reconhecimento, pois muitas vezes não recebem o devido valor comparado à sua importante atuação para a sociedade, atualmente são mais de 18 milhões de trabalhadores rurais no país, segundo a pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP).
As conquistas destes trabalhadores, infelizmente ainda dividem espaço com muitos desafios, como a mecanização, a informalidade e o trabalho escravo, causando a falta de reconhecimento e de prioridade com essa categoria, que é responsável por produzir cerca de 70% dos alimentos do Brasil.
Aos trabalhadores rurais, nosso reconhecimento e parabéns por exercerem essa profissão tão digna e necessária.