Manipulação de alimentos requer cuidados especiais em tempo de coronavirus

O cenário atual demanda atenção na ida ao supermercado e higienização redobrada com os produtos comprados

Ao ir às compras no supermercado lembre-se, não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde orientam que lave bem as mãos após as compras e faça uso do álcool em gel depois de manusear os produtos comprados, objetos e equipamentos.

Se possível, aproveite que os serviços de entrega estão em alta e compre frutas, verduras e legumes dos produtores rurais sem sair de casa.

Procure fazer compras de alimentos em mercados com produção local, diretamente dos agricultores ou em outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.

Para quem é do grupo de risco, o recomendado é que alguém próximo ou membro da família faça esse trabalho de ir às compras, mantendo todos os cuidados de higiene ao retornar ou entregar as compras. Se não for possível contar com essa ajuda extra, quem está no grupo de risco deve preferir os horários com menor aglomeração de pessoas.

Uma outra maneira de evitar o desperdício e as idas desnecessárias ao mercado é cuidando do armazenamento dos alimentos. Hortaliças, frutas e preparações caseiras têm maior durabilidade quando refrigeradas ou congeladas. A medida ainda garante mais praticidade no seu dia a dia.

Mas antes de tudo, faça uma higienização adequada de todos os alimentos, inclusive dos que vêm em embalagens.

Na  casa, higienização e armazenamento:

*Frutas, verduras e legumes de molho por 10 minutos em solução sanitária, diluída. Enxágue bem e deixe secar.

*Alimentos embalados também precisam de higienização. Use água e sabão, álcool 70%, solução sanitária diluída ou produto de limpeza multiuso.

Na preparação das refeições:

* Lavar as mão , principalmente depois de tossir, espirrar, coçar os olhos, assoar o nariz ou tocar a boca ou ir ao banheiro

*Priorize ingredientes in natura ou minimamente processados

*Não deixe de consumir integralmente vegetais, incluindo cascas e talos sempre que possível

*Cozinhe bem os alimentos.

Pode congelar:

* Os legumes e hortaliças duram mais tempo se for utilizada a técnica de branqueamento. Para isso, após a higienização, mergulhe-os em água fervente por 2 a 3 minutos e logo em seguida coloque-os em um recipiente com gelo. Depois congele.

*Use potes transparentes e coloque etiquetas com nome e data de congelamento

 

 

Texto: Dulce María Rodriguez

Fotos: Divulgação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *