O Médico Veterinário especializado em animais selvagens

Além da especialização em animais de grande e pequeno porte, a veterinária de animais selvagens é cada vez mais popular, isso se dá devido ao crescente número desse tipo de pets. 

Na lista de animais não convencionais entram roedores, reptéis, pássaros e muito mais. Os principais pássaros domesticados no Brasil são: calopsita, papagaio, maritaca, periquito, cacatua e arara. Já os roedores são: ratinho, coelho, chinchila, furão e porquinho da índia. Na classe dos répteis temos: tartaruga, lagarto, iguana, teiú e cobra. E ainda há quem tenha aranhas, porcos ou macacos. Os animais exóticos por definição, são todos aqueles que não pertencem a fauna do país que estão ou vão viver. Já os animais silvestres são os que vivem dentro do seu país de origem, mas fora do seu habitat natural.

Com o aumento da procura de animais selvagens como pets, o tráfico ilegal vem crescendo, sendo o Brasil um dos países que mais exporta ilegalmente, tendo um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente, isso é uma das maiores ameaças à natureza. Pois o lugar desses bichos é em seu habitat natural, onde ele pode manter sua identidade, viver em conjunto com outros animais e se reproduzir, ajudando a manter os ecossistemas saudáveis e equilibrados.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98 que proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização, fica proibido a criação de, por exemplo, macacos e araras, sem a legalização do IBAMA. 

Na faculdade de veterinária não se aprende a tratar apenas cães e gatos, ela abrange uma série de conhecimentos que vão desde a anatomia de diferentes espécies até a relação dos animais com a sociedade. Porém, é na especialização que o veterinário se aprofunda nos animais silvestres.

Assuntos importantes como o corte das asas dos pássaros, criação e o clima ideal para alguns répteis ou as melhores formas de se cuidar de pequenos roedores são estudados profundamente pelos profissionais.

A atuação do médico veterinário em animais selvagens, é focada nas necessidades e no bem-estar de aves, répteis, coelhos e roedores e alguns outros animais. Nos consultórios é necessário se investir em sistemas anti-fuga para as aves, o uso de balanças de precisão e até salas de espera em que esses pets, que são presas na natureza, não ficam no mesmo ambiente que predadores, como cães e gatos. 

Em geral, esses animais não precisam de cuidados como vacinação e vermifugação, porém é necessário um check-up pelo menos uma vez por ano para assegurar uma boa qualidade da saúde.

A ação desses profissionais visa impedir que enfermidades de natureza infecciosa ou infecto-contagiosa possam veicular entre os animais, protegendo a vida individual e coletiva, impedindo a propagação de agentes patogênicos no meio ambiente, zelando pelo bem-estar e pela ética na manutenção de fauna, também impedindo que enfermidades de caráter zoonótico possam ser transmitidas às pessoas.

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *