A importância das abelhas na prática polinizadora na agricultura pode estar ameaçada

Aquecimento Global, desmatamento dos biomas e o uso exagerado de agrotóxicos nas plantações são alguns dos fatores para a diminuição das abelhas polinizadoras.

A função principal das abelhas é a da polinização. Sua capacidade nesse processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do mundo são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais. 

Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre vários outros alimentos. O que significaria então, a uma escala global, se ocorrer o desaparecimento das abelhas acarretaria  enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo. 

Atualmente muitas notícias e pesquisas veiculadas na mídia europeia e norte-americanaapontam para o “fim das abelhas”. Esses dados afirmam que esses insetos estavam sendo ameaçados de extinção, e o uso de defensivos agrícolas por exemplo era um dos fatores pela crise. Além disso, como esses polinizadores são vitais para a produção de alimentos acredita-se que isso irá afetar a economia do setor primário a longo prazo e a baixa produção das safras.   

Olhando por esse prismaobserva-se  que países com grau de desenvolvimento elevado necessitam de uma base com maior biodiversidade para sustentar seu consumo. Os países em desenvolvimento como o Brasil e Argentina, que são em boa parte exportadores agrícolas para o mercado mundial, são os que mais contribuem para esse processo, se caso isso vier acontecer pode ocorrer um desiquilíbrio nas receitas. Só o Brasil, é responsável por mais de 12 bilhões anuais 

Para entender, é preciso compreender o ciclo de problemas em que o agronegócio polinizador se encontra. De acordo com o Relatório Temático Sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasilà atividade de polinização é desempenhada por cerca de 250 das 600 espécies de animais que sobrevoam as lavouras do País.  A maioria, 66%, são abelhas, o que são muito importantes dadas os seus benefícios, por isso é de fundamental importância essa analise crítica da ciência e da sociedade. 

O que fazer e quais soluções

Consumir produtos orgânicos é uma das alternativas encontradas e saudáveis, por não terem agrotóxicos, além de beneficiar o consumo local, outra estratégia recomendada é a manutenção do habitat nativo. Essas paisagens agrícolas são fontes de abrigo e alimento para a grande parte dos polinizadores, outra medida é o uso menos indiscriminado de agrotóxicos, já que esses agentes químicos tem maior propensão de reduzir a diversidade desses insetos, outra prática a ser adotada é monitorar áreas continuamente ao longo de todo território nacional com método padronizado e de não agressão ao meio ambiente. 

Texto: Walison Teixeira

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *