Série “Ervas que curam”, para que serve a porangaba e o funcho

O estado do Paraná é o maior produtor de ervas medicinais do Brasil

O uso de ervas para tratar doenças é muito antigo, desde o início da humanidade e aqui no Brasil sempre foi usado pelos índios, onde até hoje as ervas curam muitas doenças. Precisamos saber como conservá-las e para que servem cada tipo de erva.

As ervas já eram usadas pelos nossos avós e pelos avós deles, vem de centenas de gerações dentro de nossas famílias e curando dores de barriga, gargantas, estômago, cabeça, anemias, insônias e muitas outras doenças corriqueiras em nossas casas.

 

PORANGABA

Conhecida por chá de bugre, café do mato ou porangaba, sendo um fruto que possui propriedade diurética, cardiotônica e antiviral.

Pode ser usada para acelerar o metabolismo, favorecendo a nossa circulação sanguínea e combate infecções virais, como herpes. Um grande aliado em dietas de emagrecimento, auxiliando na perda de peso, inibindo o apetite.

 

 

Podemos consumir em forma de chás, cápsulas, extratos e tinturas. Encontramos na composição da porangaba a alantoína, cafeína e taninos, com propriedades estimuladoras, inibidora de apetite e antioxidantes.

A porangaba é uma erva popular no Brasil. Uma pequena árvore que atinge de 8 a 12 metros de altura, com 30 a 40 cm de diâmetro no tronco. A planta é nativa do nosso país e pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás.

Ela é chamada de café do mato, pelo fato de seus frutos serem vermelhos e contendo cafeína, os frutos torrados e moídos para a preparação de chá, pode substituir o café.

 

 

Benefícios da porangaba no nosso organismo:

– Previne depósitos de gorduras nas veias

– Evita doenças cardiovasculares

– Trata herpes

– Combate a celulite

– Acelera o metabolismo

– Ajuda no emagrecimento

FUNCHO

O funcho também é chamado de erva-doce, funcho-doce, funcho de Florença ou fiolho, é uma herbácea fortemente aromática e comestível, muito usado na culinária, na perfumaria e como aromatizante. O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, mas hoje é cultivado em regiões temperadas e subtropicais.

 

A planta pode alcançar até 2 metros de altura, mas geralmente tem menos de 80 centímetros, de cor verde intenso, com folhas longas e delgadas.

Seu fruto é uma semente seca, muito usado na cozinha mediterrânea, como planta aromatizante, seu óleo é usado em saladas e sopas. Um prato típico dos Açores, é uma sopa de feijão e inhame com folhas e caules tenros do funcho. Usado como aromatizantes em molhos e conservas de vegetais.

As sementes secas são utilizadas em chás e tosanas, e como aromatizantes em licores e bebidas alcoólicas destiladas.

 

O funcho possui propriedades medicinais, o anetol, estragol e alcânfora, vitaminas e minerais que possuem ação anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativo, vermífuga, digestiva, diurética e expectorante suave.

Benefícios do uso do funcho no nosso organismo:

– Melhora a digestão

– Combate resfriados

– Ajuda a emagrecer (diminuindo o apetite)

– Alivia cólicas mestruais e intestinais

-Combate dor no estômago

– Alivia transtornos digestivos

– Combate dor de garganta e laringite

– Desintoxica o fígado e baço

– Combate infecções urinárias

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *