Alcançar o posto de Oficial-General requer anos de estudo, dedicação e experiência. A ascensão de 16 militares do Exército foi marcada pela Solenidade de Promoção de Oficiais Generais no Clube do Exército, em Brasília, nesta quinta-feira (08).
O Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, prestigiou a homenagem ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao parabenizar os oficiais, Bolsonaro destacou que “essa promoção é um marco na vida de cada de dos senhores. Temos a certeza que juntos levaremos nosso país a um bom destino”, disse, em seu discurso.
Ao som da Canção do Exército entoada pela banda marcial da Força Terrestre, os promovidos receberam a Ordem do Mérito Militar, o Bastão de Comando, a Apostila de Carta Patente e a Medalha Exército Brasileiro. Aqueles que alcançaram o posto de General de Brigada, ganharam ainda uma espada.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Marcos Antonio Amaro, saudou os oficiais promovidos. “Os senhores, soldados forjados na têmpera de mais de 30 anos dedicados ao serviço, nos trazem grande expectativa. Com a espada de general, lhes é transmitida também a confiança da nação brasileira”, expressou.
Um dos militares promovidos ao posto de General de Brigada foi o oficial Moisés de Paixão Júnior. Natural de Recife, sua primeira missão como Oficial-General será a de Comandante da Artilharia Divisionária da Terceira Divisão do Exército, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Ele enfatizou que “o sentimento é de gratidão a todos que nos apoiaram ao longo da carreira, a certeza da responsabilidade da nova função e de procurar fazer o bem. Novos desafios se apresentam e cumpriremos da melhor maneira possível”.
Onze cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participaram da solenidade. Entre eles, João Pedro Castro Brum, 22 anos, que considerou que “participar de uma cerimônia como essa é um incentivo. Os oficiais generais que hoje chegam no ápice da carreira são exemplos para nós, de vida e de trabalho”, frisou. O jovem inspirou-se no seu pai militar para ingressar no Exército. A AMAN é a instituição de ensino superior da Força Terrestre. Os jovens que frequentam a Academia iniciam a carreira militar como oficiais combatentes e, ao longo dos anos, podem trilhar o caminho até chegar ao posto de General.
Estiveram ainda presentes na solenidade o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, o Ministro-Chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, o Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol, e o Comandante designado, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, bem como autoridades do Alto Comando do Exército.
Além dos 16 oficiais do Exército, foram promovidos 15 na Marinha e 23 na Aeronáutica, por meio de decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, que os recebeu para os cumprimentos no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (08).
Com informação do Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
Fotos: Divulgação