
Por todo o Brasil, as Forças Armadas apoiam ações de promoção à saúde da população. Hoje, 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde e o Ministério da Defesa destaca a atuação expressiva dos militares em diversas áreas. No momento, a ação de maior destaque é o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, que ocorre paralelamente ao atendimento a indígenas e comunidades ribeirinhas, que moram em locais de difícil acesso, campanhas de doação de sangue e transporte de órgãos doados.
Desde 21 de março do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Covid-19, o Ministério da Defesa coordena ações que atendem todas as unidades da Federação. Após um ano ininterrupto de atividades, a logística de transporte de pacientes e distribuição de insumos atingiu 5.814 horas de voo, o equivalente a 55 voltas ao mundo.
Além disso, foram capacitadas 36 mil pessoas para descontaminação de locais públicos, com 8,3 mil desinfecções. Houve produção de 748 mil máscaras de proteção e 15,5 mil campanhas de conscientização. Foram doadas mais de 1,2 milhão de cestas básicas. Para o cumprimento da missão, cerca de 34 mil militares se dedicam à Operação.
Desde o início da vacinação contra a Covid-19, foram imunizados aproximadamente 300 mil indígenas com a primeira dose e outros 224 mil com a segunda. Cerca de 195 mil pessoas receberam o insumo em áreas mais remotas.

Navios de Assistência Hospitalar
Em outra frente de atuação, destacam-se os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH), da Marinha. As embarcações prestam atendimento médico, odontológico e de orientação sanitária para comunidades ribeirinhas e indígenas. O apoio é executado durante todo o ano por meio dos NAsH, conhecidos como “Navios da Esperança”.

Doação de sangue
A Campanha “Ajudar está no nosso sangue”, criada pelo Exército, contribui para ampliar o estoque de sangue dos hospitais e hemocentros de todo o país. O ato voluntário e de solidariedade das tropas soma, desde abril do ano passado, mais de 46 mil doações. Estas ações beneficiaram acima de 187 mil pessoas.

Transporte de órgãos
Salvar vidas também é missão da Força Aérea Brasileira (FAB), que transporta órgãos e tecidos para serem transplantados. Neste ano, 69 órgãos foram transportados pelos militares. Em 2020, as aeronaves da FAB foram acionadas para 151 missões, com o total de 170 órgãos transportados. Entre os mais transportados estão fígado, coração e rim.

Missões cumpridas
A capilaridade das Forças Armadas é imprescindível no apoio à saúde em locais de difícil acesso. Em benefício de toda a população e em parceria com o Ministério da Saúde, as Forças Armadas já atuaram em outras frentes.
