Para atender cerca de 700 produtores familiares que tiveram prejuízos na produção agropecuária, em virtude da cheia dos rios e de dificuldades financeiras por conta da pandemia, o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) e demais órgãos estratégicos do setor se reuniram, no último sábado (3/3), para tratar do planejamento e execução do Plano Emergencial de Crédito Rural.
O plano do Governo do Estado prevê um volume de recursos na ordem de R$ 4 milhões destinados, inicialmente, aos municípios das calhas do Juruá e Purus.
Como ação estratégica, o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, enviou, no domingo (4/4), uma equipe de técnicos do Instituto que atua com o crédito rural para os municípios de Carauari, Canutama, Tapauá e Lábrea.
“A missão desses técnicos será apoiar as equipes locais na operação da concessão de crédito emergencial, sem burocratização. É determinação do governador Wilson Lima ajudar aqueles que mais precisam neste momento de dificuldade”, ressaltou.
O Idam também irá prestar todo apoio técnico e logístico para as equipes do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza e Afeam que irão operar o microcrédito para pequenos empreendedores do comércio de venda de alimentos e serviços.
Além do Idam, FPS e Afeam, participam das ações equipes da Casa Militar e Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas).
*Com informações da assessoria Fotos: Reprodução e Divulgação