O COTIDIANO NO CAMPO: A principal raça de equino criada em Alegrete

Alegrete conta com a produção de mais de 20.000 mil equinos na região, sendo a maioria deles da raça Crioula, vamos conhecer um pouco mais sobre esses cavalos:

O cavalo crioulo

O cavalo Crioulo originou-se das raças espanholas Andaluz e Jacas e foram trazidos da península ibérica no século XVI. Estabelecidos na América do Sul, durante séculos, manadas de cavalos crioulos selvagens enfrentaram temperaturas extremas e condições adversas de alimentação. Essas adversidades tornaram o cavalo crioulo um animal rustico e a resistente.

Foram fazendeiros do sul do continente sul-americano que valorizaram a importância e a qualidade dos cavalos que corriam soltos por suas terras, assim, a nova raça passou a ser preservada, vindo a ganhar notoriedade mundial, quando a seleção técnica exaltou o valor e comprovou as virtudes do Cavalo Crioulo.

Características principais da raça

Os cavalos crioulos possuem silhueta harmônica e equilibrada, admitem quase todo o tipo de pelagem, sendo a mais comum é a pelagem gateada. De tonalidade amarela escura, e listras pretas da crina até a cauda. 

Apresentam, também, um perfil reto, com olhos grandes e expressivos, além de orelhas pequenas e afastadas das bases. Pesando de 400 a 450 kg, são cavalos de pequeno porte, sua estatura é, geralmente de 1,45m.

Esta é uma raça fortemente inclinada a realizar o trabalho no campo, lidando com o gado, por ser muito resistente e ágil. Os cavalos crioulos são inteligentes, fortes e corajosos, além disso, são muito tranquilos, dóceis e facilmente domáveis.

Tem como diferencial, sua também participação em competições e provas de percurso, como o Freio-de-ouro por exemplo, a mais importante prova da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *