Cumprindo o calendário florestal no estado do Amazonas, o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) encerrou nesta sexta-feira (15) o período que tornava restrita as atividades de exploração florestal do estado.
A liberação dos projetos no sistema DOF/Sinaflor iniciará a partir de segunda-feira (18) e está condicionada ao cumprimento de restrições/condicionantes de cada licença, precisando ser apresentados itens, como publicação da licença de operação, averbação/registro do termo de manutenção de floresta e relatório de atividades.
O diretor-presidente do órgão, Juliano Valente explicou que o momento de restrição permite que impactos maiores ao meio ambiente sejam evitados.
“A legislação prevê que, durante um tempo, o detentor que possui a licença não pode explorar para não danificar a floresta. Quando termina este período de restrição, eles podem fazer a extração de madeira de forma sustentável, o que minimiza os impactos na hora da extração”, destacou.
Márcio Dalmo, o gerente de Controle Florestal do Ipaam reforçou o resguardo da floresta nesse período. “Além de evitar impactos negativos ao meio ambiente, esse período também contribui para a manutenção das estradas e pátios, bem como redução de custos e desgastes de máquinas e equipamentos”, finalizou.
Texto: Bruna Oliveira *Com informações da assessoria Fotos: Reprodução e Divulgação Ipaam