A BR 307 é a mais importante rodovia na floresta profunda de São Gabriel da Cachoeira. Ela é o eixo do desenvolvimento sustentável da área melhor preservada da Amazônia com 23 etnias indígenas.
O Exército brasileiro na região, onde está a 2a Brigada de Infantaria de Selva, atua como vanguarda da infraestrutura com seus membros da Engenharia que operam em condições inóspitas, mas com a responsabilidade de manter trafegavel uma rodovia fundamental à qualidade de vida da população predominantemente indígena.
A Engenharia do Exército concluiu, no dia 2 de março, a construção da ponte sobre o Igarapé Yá-Mirim, na Amazônia. A ação fez parte da Operação Yá-Mirim, que está prevista no Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os trabalhos na ponte iniciaram no dia 3 de dezembro de 2020 e foram executados pela 21ª Companhia de Construção. As intempéries da região amazônica e as dificuldades logísticas não impediram a recuperação total da ponte, que fica localizada no quilômetro 81 da BR 307 e vai favorecer as comunidades indígenas que habitam entre a terra indígena denominada Balaio e São Gabriel da Cachoeira.
A solenidade de conclusão dos trabalhos na ponte contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, General de Divisão Omar Zendim; do Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Carlos Feitosa Rodrigues; do Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho; do Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Alexandre Ribeiro de Mendonça, e de autoridades civis.
Com informação da Assessoria do Exército Brasileiro
Foto e vídeo: Divulgação