EB e MRE se reúnem para doação de bustos do Palácio Itamaraty

O Itamaraty hoje é escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro.

O prédio oitocentista do Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro foi construído em meados do século XIX, pelo Conde de Itamaraty, Francisco José da Rocha, comerciante bem-sucedido de café e pedras preciosas. A construção do palácio foi concluída em 1854 e assinada por José Maria Jacinto Rebelo, discípulo de Grandjean de Montigny. 

Em 1889, a casa foi vendida ao governo republicano e ocupada pela Presidência até tornar-se a sede do Ministério das Relações Exteriores. A partir de então, seria de tal modo identificada com a diplomacia brasileira que acabou por lhe ceder o próprio nome: o Itamaraty. 

O palácio, hoje, é escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro. Parte do palácio abriga os grandes acervos do Museu Histórico e Diplomático, do Arquivo Histórico e da Mapoteca. O prédio também abriga o Escritório de Informações das Nações Unidas (ONU) no Brasil e o Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão. 

O Museu Histórico e Diplomático (MHD) reúne um precioso acervo referente à história diplomática do Brasil. O MHD se caracteriza por mostrar como seria uma residência no século XIX, expondo em diversos e amplos salões uma heterogênea coleção que inclui obras de arte, mobiliário de época e objetos decorativos. 

O Museu Histórico e Diplomático

No dia 04 de fevereiro no Palácio do Itamaraty aconteceu uma reunião entre o Exército Brasileiro o Ministério das Relações Exteriores (MRE) com a finalidade de estreitar os laços de amizade e tratar sobre a possibilidade de doação de bustos de personalidades ligadas à independência do Brasil, por parte do MRE para o Exército Brasileiro.

A Embaixadora Ana Paula Simões Silva, sediada no Itamaraty em Brasília, foi a autoridade responsável pela doação dos bustos. Eles fazem parte de um projeto idealizado pelo Comandante do Exército, Edson Leal Pujol, chamado “Alameda dos Próceres da Independência”. O projeto tem a finalidade de homenagear os vultos históricos nacionais e estrangeiros que foram decisivos nos processos de emancipação dos países americanos. A inauguração está prevista para o dia 07 de setembro de 2022, no ensejo das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.  

Participaram da visita o 1° Secretário Pedro Amaral (MRE) e o Embaixador Eduardo Prisco (MRE), por parte do MRE e, da comitiva do Exército, foram o General Ramires (Diretoria do patrimônio Histórico e Cultural do Exército), Coronel Fabrício (Gabinete do Comandante do Exército), Coronel Melo (Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército), Coronel Paulo Almeida (Comando Militar do Leste) e Tenente-Coronel Juacy (Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro).  

“Fomos muito bem recebidos. As impressões foram as melhores possíveis. O Palácio é magnífico. O seu acervo guarda verdadeiras relíquias da história do Brasil e do mundo. Nos chamou a atenção a quantidade de bustos de personalidades relevantes do Brasil e de outros países”, contou o Coronel Fabrício.

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *