Os bancos chineses no ano passado aumentaram o apoio financeiro ao desenvolvimento agrícola, mostraram os dados do banco central.
Segundo o Banco Popular da China (BPC), os empréstimos pendentes relacionados à agricultura totalizaram 38,95 trilhões de yuans (US$ 6 trilhões) no final de 2020, ou seja, um aumento de 10,7% em relação ao ano anterior.
O montante dos empréstimos pendentes emitidos a mutuários rurais totalizou 32,27 trilhões de yuans no ano passado, um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior, 3,6 pontos percentuais acima do nível ao final de 2019.
Os empréstimos concedidos para as famílias rurais subiram 14,2% ante o ano anterior para 11,81 trilhões de yuans, e os empréstimos a vencer no setor agrícola subiram 7,5% ano a ano para 4,27 trilhões de yuans, de acordo com o BPC.
Os esforços para apoiar efetivamente a economia real serão intensificados pelo sistema financeiro chinês, disse o presidente do BPC, Yi Gang, no início deste ano.
Os bancos comerciais serão incentivados a expandir os empréstimos para a agricultura, áreas rurais e agricultores, assim como para pequenas e microempresas, e para o setor manufatureiro, disse Yi.
Fonte: Xinhua Português
Fotos: Pixabay