As notícias mais recentes sobre agronegócio, agrofloresta, Amazônia, safras, forças armadas e produção agrícola
18 FEV
O Sabiá-laranjeira é uma das aves mais populares do Brasil, sendo a ave nacional do nosso país
O sabiá é muito citado em poemas e músicas românticas pelo Brasil inteiro
O Sabiá-laranjeira é uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período de reprodução.
Segundo um decreto de 3 de outubro de 2.002, as comemorações nacionais do dia da ave devem se concentrar no Sabiá-laranjeira que é o símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerado popularmente “Ave Nacional do Brasil’.
O sabiá é muito citado nos poemas e músicas românticas, foi emblema oficial da Copa das Confederações de 2.013 realizada no Brasil.
Ele mede 23 cm de comprimento, tem o bico reto de cor amarelo-oliva, as patas cinzas, o olho negro circundado finamente de amarelo e a penugem do dorso de um tom uniforme marrom-acinzentado. A garganta é esbranquiçada rajada de marrom, o peito é cinza-pardo, que vai mudando para um alaranjado opaco no ventre. As fêmeas tendem a ser maiores que os machos e um pouco mais claras no ventre.
O sabiá habita originalmente florestas abertas e beira de campos, mas como é uma espécie bastante adaptável, se encontram em áreas de lavouras e cidades, gostam de viverem próximos ás águas.
É uma das aves mais populares do Brasil, sendo uma presença comum no seu folclore e mesmo na cultura erudita.
Seu ninho é feito em árvores e arbustos com folhagem densa, utilizam fibras e gravetos ligados por um pouco de lama, num formato de tigela funda.
O canto do Sabiá-laranjeira se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde.