Sema suspende visitas as Unidades de Conservação do AM

As 42 Unidades de Conservação (UCs) administradas pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) estão com visitas suspensas por tempo indeterminado.

A medida foi formalizada por meio da Portaria Sema nº 012, nesta quarta-feira (10/2), a fim de evitar o avanço da segunda onda da Covid-19 entre as populações tradicionais.

Além das visitas turísticas às comunidades, a portaria suspende todas as emissões de autorizações para a realização de eventos, filmagens e pesquisas nas UCs estaduais. Todas as autorizações previamente expedidas passam a estar imediatamente revogadas.

Também ficam proibidas as reuniões presenciais de conselhos, reuniões comunitárias, encontro de gestores, bem como a participação de servidores e colaboradores da Secretaria em viagens intermunicipais ou eventos de qualquer natureza dentro das áreas protegidas.

De acordo com o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira, a medida visa resguardar a saúde de ribeirinhos e indígenas, consideradas populações mais vulneráveis frente à pandemia. Ele afirma que novos casos já foram registrados dentro de UC.

“Diante do cenário da Covid-19 em Manaus, precisamos impedir que pessoas de fora das comunidades levem o vírus para os comunitários. Nossa prioridade será sempre prezar pela vida, garantindo a segurança tanto para os visitantes como para as populações tradicionais”, disse.

Fotos: Arthur Castro/Secom e Bruna Oliveira

*Com informações da assessoria

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *