O Rio Hamza o companheiro subterrâneo do rio Amazonas, entenda

Você que não entendeu por que houve um grande exercício das Forças Armadas na região amazônica, está em uma resposta bem esclarecedora. A Amazônia é do Brasil e cabe a nós explorar, cuidar e defender 

Sob o Amazonas encontra-se o “Rio Hamza”, provavelmente o rio subterrâneo de mais longo do mundo, já sabia? Assim como o rio Amazonas, o rio Hamza nasce na cordilheira dos Andes, no Peru, com uma extensão de cerca de 6,000 quilômetros.

Este maravilhoso fenômeno natural foi descoberto em 2011 por um grupo de pesquisadores do departamento de geofísica do Observatório Nacional do Brasil. O grupo foi dirigido por Valiya Mannathal Hamza e, por isso, o rio que leva seu nome.

Hamza corre muito lentamente entre os sedimentos a uma profundidade de 4 quilômetros sob a terra. Enquanto o Amazonas flui a uma velocidade de 1 metro por segundo, o Hamza faz uma média de 50 metros por ano, muito mais lento do que o resto dos rios. Tais características fazem com que os cientistas possam debater se realmente o fenômeno poderia ser visto como um rio ou aquifero.

“Não é um aquífero, que é uma reserva de água sem movimentação. Nós percebemos movimentação de água, ainda que lenta, pelos sedimentos”, disse o pesquisador cujo sobrenome batizou o novo rio.

Ele diz que ela pode ser explorada, mas isso não é economicamente viável.

Texto Dulce Maria Rodriguez

Fotos e vídeo: Divulgação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *