Obras na BR-319 não foram liberadas por governos anteriores .
O Ministério da Infraestrutura informou que os seis caminhões que saíram de Porto Velho com carregamento de oxigênio para Manaus concluíram a viagem ontem (24). A capital amazonense passa por uma crise de falta do produto em razão do aumento no número de casos de covid-19.
Mas a verdade é que muitas vidas seriam poupadas caso a estrada estivesse transitável, porque não faltaria oxigênio em Manaus. Mas acontece que os Governos anteriores de Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer não liberaram a obra na estrada. E hoje encontra-se quase intransitável.
Devido a situação da BR o comboio de seis caminhões tanques carregados de oxigênio com destino a Manaus pela BR-319, enfrentaram na estrada buracos e lama. Os veículos transportam doação de 100 mil metros cúbicos de oxigênio, fornecidos pelo Governo Federal.
Caminhões atolados no percurso da estrada dificultaram a passagem do comboio. Os caminhões foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal e contaram com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), que acompanhou o comboio transportando duas retroescavadeiras em carretas para superar os atoleiros.
O atual Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas é um engenheiro e militar da reserva brasileiro e falou sobre a atual situação da BR-319, como o que pode e deve ser feito para mudar de uma vez por todas essa situação.
Assista na íntegra o que foi dito no vídeo abaixo: