A pesca é ainda a principal fonte de renda de muitas comunidades ribeirinhas no Amazonas.

A importância da pesca na região amazônica deve-se pelo fato dela ser uma atividade tradicional, sendo praticada desde o período pré-colombiano pelos indígenas, por ser a principal fonte proteica na alimentação das populações ribeirinhas locais. Além de possuir uma Bacia Amazônica que concentra a maior diversidade de peixes de água doce do mundo: são 2.257 espécies descritas ou 15% do total conhecido pela ciência para o hábitat de água doce em todo o mundo.
A Bacia Amazônica também é a maior bacia hidrográfica do mundo, com um dos maiores potenciais hídricos do planeta. Um dos principais rios dessa bacia é o Rio Amazonas, que é o maior e mais volumoso rio do mundo, sendo resultado do encontro do Rio Negro e Solimões. Outros rios importantes dessa bacia são o Rio Madeira e o Rio Xingu. A Bacia Amazônica tem potencial gigantesco e ótimos aproveitamentos para a agricultura, pecuária, abastecimento e geração de energia elétrica.
Em Manaus encontra-se o Terminal Pesqueiro da Panair, localizado no Educandos, na zona Sul da capital, é o local onde é possível comprar peixes frescos e de várias espécies. Atualmente, o Terminal Pesqueiro de Manaus está sob competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Conheça um pouco mais desse terminal pesqueiro no vídeo abaixo: