O novo decreto terá validade de sete dias. A circulação de pessoas nas ruas deverá acontecer em casos de extrema necessidade de saúde ou de fim alimentício
Devido ao colapso de pandemia no Amazonas, o governo do Estado, Wilson Lima, anunciou um novo decreto que establece medidas mais rígidas para quebrar a cadeia de transmissão do novo coronovarirus no estado. O decreto comença a valer a partir da prõxima segunda-feira (25) e terá validade até o domingo (31)
“Nesse decreto, há restrição de circulação de pessoas para 24 horas. O cidadão pode sim sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade. Só pode sair, por exemplo, para ir a um supermercado, e uma pessoa por família. Essa é uma medida para que a gente possa, diminuir consequentemente o contagio e quebrar essa cadeia de novas infecções”, diz o governador.
O governador do Amazonas ressaltou também, durante a live deste sábado (23), que ‘não há lockdown no Estado do Amazonas’.
O novo decreto também prevê o horário de funcionamento de serviços essenciais como: supermercado (6h às 19h); farmácias abertas durante 24h; restaurantes e padarias (6h às 22h) – por delivery; serviços de saúde ( 24h).
O governador afirmou que o decreto será publicado até o final da tarde de amanhã (24).
Restrições
-Supermercados ficam abertos de 6h às 19h, limitado a produtos de alimentação, bebidas, limpeza e higiene pessoal – uma pessoa por família.
-Feiras, de 4h às 8h
-Restaurantes, padarias e bares (com cnae de restaurante) podem funcionar apenas em sistema delivery, de 6h às 22h.
-Obras e serviços de engenharia na área de saúde
-Indústria funcionará em turnos de 12 horas, com exceção das empresas que atendem o setor de alimentação, de farmácias e de itens para hospitais.
Permitido durante o período de restrição
-Serviços de saúde, clínicas de urgência e emergência, atendimento a domicílio e saúde mental.
-Farmácias estão abertas durante 24h.
-Clínicas veterinárias
-Postos de combustível
-Transporte de cargas de produtos essenciais à vida, como alimentos, medicamentos e insumos
-Transporte de trabalhadores nas atividades permitidas
Vacinação de idosos acima dos 75 anos
Lima confirmou a vacinação de todos os idosos acima dos 75 anos, seguindo o plano estadual de vacinação, e pretende imunizar entorno de 90 mil idosos no Amazonas. De 132,5 mil doses, outra parte deverá ser aplicada em profissionais da saúde.
Com a maior taxa de transmissibilidade do país, as medidas buscam frear o avanço da pandemia na capital, e no interior.
6.889 mortes
De acordo com o Boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), nas últimas 24 horas o Amazonas registrou 3.975 novos casos de Covid-19, totalizando 245.157 casos da doença no Estado.
Segundo o boletim, foram confirmados 132 óbitos por Covid-19, sendo 83 ocorridos no dia, 21, 49 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clinico epidemiológico ou laboratorial, elevando para 6.889 o total de mortes.
Texto Dulce Maria Rodriguez