O destaque maior, foi para a fonte eólica que, sozinha, representou 35% do total ampliado.
Ano passado, foram amplificados ao sistema elétrico brasileiro 4,932 MW de potência instalada de geração de energia elétrica centralizada. Desse total, cerca de 70% (3,519 MW) foram a partir de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e hídricas). O destaque maior, foi para a fonte eólica que, sozinha, representou 35% do total ampliado.
A Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME) destaca o forte crescimento da geração distribuída, com ampliação estimada de 2,521 MW, essa energia é suficiente para atender cerca de 3 milhões de pessoas.
A geração distribuída é a energia gerada no local de consumo ou próximo a ele, como placas solares em telhados de residências. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a capacidade instalada no País chegou a 179,314 MW, resultando em um crescimento líquido de 4,1% em relação a 2019.
Para 2021, o monitoramento realizado pelo MME prevê o crescimento ainda maior, a entrada em operação de mais de 4,790 MW, com 145 usinas geradoras em 20 estados da federação.
*Com informações da assessoria
Beatriz Costa