Em parceria com a SEMA, a iniciativa visa promover o bem-estar da fauna doméstica no Amazonas.
Com objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida animal, através do auxílio a quem atua com a causa de proteção da fauna doméstica no Amazonas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou na última sexta-feira (15), um processo seletivo para a doação de ração para protetores e cuidadores de cães e gatos. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro, através do site: fas-amazonas.org.
O edital faz parte das ações de implementação do Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, que visa facilitar o atendimento e o acesso à serviços oferecidos pelo poder público. Os recursos para execução da atividade são provenientes da Emenda Parlamentar Nº 041/2020, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL).
Segundo a gestora do projeto na FAS, Camila Pires, a iniciativa busca valorizar as pessoas que cuidam de animais muitos deles, vítimas de abandono e maus-tratos e dar condições para que possam desenvolver melhor o seu trabalho.
“A maioria das pessoas que resgatam e cuidam desses animais, que se encontram nas ruas ou em outra situação de vulnerabilidade, dedicam boa parte do seu tempo e recursos financeiros para a causa. Viabilizar esse tipo de apoio é fundamental e contribui não só para a saúde e bem-estar dos cães e gatos envolvidos, mas também para a saúde de quem está em contato com eles, uma vez que animais bem alimentados correm menos riscos de ficarem doentes”, destaca.
Podem participar do processo seletivo para receber a doação de ração protetores e cuidadores residentes nos municípios de Manaus, Novo Airão, Manacapuru, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista.
A doação será formalizada por meio da análise do cadastro e documentação enviada pelos interessados. A Assessoria de Bem-Estar Animal da Sema (Assbea) atuará na validação das informações recebidas nas inscrições, além das ações de fiscalização e eventuais inspeções de rotina que poderão ser realizadas posteriormente.
Entre os documentos exigidos, estão declarações de aptidão à proteção animal emitidas por uma Organização Não Governamental (ONG) da área, regulamentada e ativa, e por um médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM), além de fotos atuais dos animais e do local de moradia do mesmos.
A quantidade de ração a ser doada será definida através da demanda de inscrições e informada após o processo. A lista de protetores e cuidadores homologados será divulgada no dia 15 de fevereiro, no site da FAS. Os beneficiários deverão fazer a retirada da doação em Manaus, no endereço que será indicado posteriormente.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: [email protected].
Com informações da FAS