Restaurantes retornam as atividades presenciais após flexibilização do decreto de lockdown em Manaus

Restaurantes retornam as atividades do atendimento presencial após o Governo do Amazonas flexibilizar o funcionamento serviços não essenciais. Os estabelecimentos estavam acatando o decreto de lockdown para tentar frear uma segunda onda da Covid-19 que ameaça o estado.

Para continuar o funcionamento, os estabelecimentos pequenos estão acatando as medidas de prevenção para combater o contágio do vírus.

Os restaurantes estão trabalhando através do delivery e presencial, com apenas 50% da capacidade total, além do distanciamento.

As medidas de prevenção devem ser seguidas pelos funcionários dos estabelecimentos, porém não são todos os clientes que respeitam.

No Restaurante da Cléo “Comida Caseira”, que atende bairro do Monte das Oliveiras, todas as medidas estão sendo seguidas, segundo a representante do local.

“Fomos orientado pelo fiscal da vigilância sanitária a manter um distanciamento das mesas, a diminuir a quantidade de mesas, a ter álcool em gel por todo o estabelecimento, usar máscara, manter higienização periódica com álcool em gel.

O nosso ambiente ajuda por não ser fechado assim eles nós orientaram. E quanto a proteção dos alimentos, são as mesma de sempre higienização dos materiais usados e na manipulação, manter os alimentos a ser servido em temperatura ideal para o consumo, armazenamento correto com recipientes fechados pra proteger os alimentos”, explicou a comerciante.

O governador Wilson Lima está discutindo meios para que amenizar os impactos econômicos e o aumento do casos da Covid-19.

“Reunimos há pouco com Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Defensoria Pública e outros órgãos de controle para avaliar o primeiro dia de restrições do funcionamento das atividades não essenciais. Também estive reunido com representantes do comércio e outros segmentos do setor produtivo. Sempre estivemos abertos ao diálogo e dessa vez discutimos um caminho de equilíbrio entre a diminuição da transmissão de Covid-19 e a manutenção parcial das atividades econômicas. Construímos uma proposta que flexibiliza o funcionamento do comércio, shoppings, restaurantes e outros serviços em horários específicos, que ainda estão sendo debatidos com cada segmento. Por outro lado, os setores se comprometeram em ajudar o Governo na conscientização, controle, fiscalização e outras ações de enfrentamento à pandemia. Esses compromissos serão formalizados em um Termo de Ajustamento de Conduta entre as associações representativas e o Ministério Público. O combate ao coronavírus é de responsabilidade de todos”, disse o governador.

Texto: Waite Procópio

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *