A árvore pau-brasil é uma espécie ameaçada de extinção

O dia 3 de maio foi escolhido como “O dia do pau-brasil”

O pau-brasil ou pau-de-pernambuco, também chamado de ibirapiranga, ibirapitá, pau-de-tinta e outros nomes. É uma árvore leguminosa nativa da nossa Mata Atlântica.

Encontramos maior número da árvore, na floresta ombrófila densa da Mata Atlântica, que passa pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

O corte do pau-brasil para obtenção de sua madeira e sua resina foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses quando chegaram ao Brasil, surgindo também mais tarde o nome do nosso país.

Para os indígenas a árvore servia para fabricar arcos, flechas e como tintura. O corante avermelhado era extraído do interior do tronco da árvore, para uso de tintura de roupas e acessórios.

O pau-brasil alcança entre 10 a 15 metros de altura e possui um tronco reto, com casca cor cinza-escuro. A sua flor é linda e nasce próximo ao ápice dos ramos. A flor possui 4 pétalas amarelas e uma menor vermelha, muito aromática.

Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos, que a protegem de pássaros que querem comer seus frutos que possuem de uma a cinco sementes de cor marrom.

Pernambuco é a região de maior incidência do pau-brasil.

Mas poucas árvores ainda são encontradas no Brasil, na descoberta do nosso país teve uma extração em massa dos colonizadores atrás de sua pigmentação rubra. Essa intensa exploração do pau-brasil quase levou à extinção e até hoje é ameaçada.

Do pau-brasil eram fabricados móveis, violinos, usado na construção civil e naval, pelo seu aspecto ser bem duro e resistente, além de possuir uma coloração avermelhada, que chamava a atenção dos europeus, fazendo com que tivesse um alto valor no mercado.

 

Há muitos anos atrás, através da lei 6.607, de 7 de setembro de 1978, o pau-brasil foi declarado árvore nacional do Brasil. O dia 3 de maio foi escolhido como “Dia do pau-brasil”.

Hoje o pau-brasil está protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. Seu uso é permitido apenas para a fabricação de arcos de violinos.

 

Nesse ano foi encontrado o mais antigo pau-brasi, atualmente com tronco de 7,13 metros de diâmetro e idade aproximadamente de 500 anos. Foi encontrado em um assentamento no sul da Bahia, cidade de Itamarajul pelo agricultor Manoel de Jesus.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *