O damasco é uma especiaria muito usada na ceia de Natal e na ceia do Ano Novo pelos Cristãos

A Turquia é o maior produtor de damasco do mundo

O damasqueiro é uma árvore da família das rosáceas, atingindo de 3 a 10 metros de altura. O damasco também é chamado de apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albicoque e outros.

O damasco é conhecido no norte da China desde 2000 a.C, sendo muito cultivado em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, principalmente devido à sua madeira dura e ao seu fruto, o damasco, comestível ao natural e internacionalmente consumido como fruta e em doces.

Os damascos são cultivados na Pérsia desde a antiguidade e os secos eram uma mercadoria importante nas rotas comerciais persas.

É uma fruta com intensa coloração amarelo alaranjada.  É uma fruta que, embora seja caracterizada como uma planta de verão, prefere o clima frio. Estudos constatam que existem mais de 50 espécies diferentes do damasco.

O damasco contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K, B3, B9 e B5 e outros nutrientes. O damasco seco é rico em fibras e mais calórico que a fruta.

 

Benefícios do damasco para a saúde

– Prevenção de câncer

– Ricos em antioxidantes

– Ricos em fibras

– saúde do coração

– Saúde dos olhos

– Saúde do sangue

– Saúde da pele

 

 

A Turquia é o maior produtor de damasco do mundo, seguido pelo Uzbequistão. A Turquia produz por ano um volume de 730.000 toneladas de damasco.

Atualmente o damasco possui basicamente 3 variedades: europeia, asiática e híbridos e com isso temos frutos brancos, cinzas, pretos, rosa, além do amarelo.

No Brasil é pouco cultivado, sendo encontrado apenas no Rio Grande do Sul e nas regiões mais frias de Minas Gerais.

 

A diferença do damasco e do pêssego?

Muito parecida com o pêssego, a mesma possui uma casca amarelada que pode variar entre o vermelho e o laranja. A diferença é que seu sabor é mais ácido e sua polpa, menos suculenta.

 

DAMASCO SECO

Os damascos secos são um tipo de fruta seca tradicional. Quando tratado com o dióxido de enxofre, a cor é laranja viva. A fruta orgânica não tratada com vapor de enxofre tem uma cor mais escura e uma textura mais grossa.

 

Damasco Também é o nome da capital da Síria, que é uma das cidades mais antigas habitada continuamente no mundo (escavações comprovaram uma ocupação de mais de 5.000 anos) sendo a capital mais antiga do mundo. Além de ser um dos principais centros culturais e religiosos do levante.

Levante é um termo geográfico impreciso que se refere historicamente a uma grande área do Oriente Médio ao sul dos montes Tauro.

 

Entrevistamos duas pessoas, que dispuseram o seu tempo em épocas de festas de finais do ano e nos falaram um pouco sobre os damascos secos que costumam comer durante todo o ano.

JUCEANI CARÚS – Nutricionista de Alegrete – RS

“…Faço o uso de damascos de 1 a 2 vezes na semana, pois é um alimento rico em antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e desintoxicação do sangue, além de ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares…”

CLEUNITA NOETZOLD VENES MINUSSI – Professora de Alegrete – RS

“…Comecei a apreciar os damascos como petiscos, antes da ceia juntamente com as nozes, passas e castanhas. Compro periodicamente na IASFA em Alegrete. Faço granola em casa, adiciono damascos, castanhas e ameixas. Minha irmã faz um bolo de damascos que é muito delicioso…”

GELEIA DE DAMASCO

Bater no liquidificador 150 gramas de damasco seco picados, 100 ml de água, 2/3 de xícara de açúcar da sua preferência e suco de 1 limão.

Depois coloque em uma panela e leve ao fogo baixo. Espere levantar fervura e vá mexendo por uns 10 minutos, até atingir a consistência desejada.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *