O Consumo de vinho vem aumentando no Brasil e nos últimos anos o consumidor está cada vez mais interessado nos vinhos elaborados nas diversas regiões brasileiras. Devido a vários fatores o atual cenário acabou incentivando o consumo do vinho e foi uma oportunidade das vinícolas brasileiras se aproximarem dos consumidores para apresentarem os seus produtos, bem como encontrar soluções inteligentes para resolver o grande gargalo da logística de distribuição em um país de dimensão continental.
A história da vitivinicultura brasileira começa com a chegada dos primeiros europeus que realizaram tentativas de introduzir as castas de uvas europeias na nova terra, principalmente para elaborar os vinhos que seriam usados nas celebrações religiosas, em 1626 os Jesuítas conseguiram algum sucesso na Região Das Missões no Rio Grande do Sul.
A Chegada dos Imigrantes Italianos em 1850 deu novo folego a vitivinicultura, vindo a consagrar a região da Serra Gaúcha como a principal produtora de vinhos brasileira, na década de 70 tivemos o interesse de empresas estrangeiras que trouxeram novas tecnologias e investiram na elaboração de vinhos com melhor qualidade.
Aqui abrimos um parêntese para falar sobre uma dúvida comum, a diferença entre os vinhos de mesa e os vinhos finos:
Vinhos de mesa: Aqueles que são elaborados a partir de uvas americanas (Niágara, Isabel, Bordô e outras), as quais não são consideradas ideais para elaboração de vinhos de qualidade, mas que se adaptaram muito bem ao clima e solo brasileiro.
Vinhos finos, aqueles elaborados a partir de uvas europeias (Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e outras) que são as castas consideradas ideais para a elaboração de vinhos de qualidade e que inicialmente não se adaptaram ao clima e solo brasileiro.
Os vinhos de mesa até hoje são os mais consumidos pelos brasileiros, porém os vinhos finos já estão com o seu espaço consolidado e a cada dia ganham mais admiradores.
A grande virada na vitivinicultura brasileira ocorreu no final dos anos 90, quando por diversas razões, principalmente econômicas, os viticultores (produtores de uvas) que até então vendiam as suas produções para grandes vinícolas ou para cooperativas resolveram vinificar as suas uvas dando origem as mais de 1000 vinícolas existentes hoje no Brasil.
Esse foi um breve resumo de uma história de grandes desafios que a partir de hoje iremos compartilhar em nossos artigos, sempre com foco no vinho brasileiro, a nossa coluna irá falar sobre as regiões vitivinícolas, seus terroirs, uvas, dicas sobre vinhos e principalmente sobre o fantástico trabalho realizado pelas vinícolas que buscam se superar para cultivar e transformar a uva nessa belíssima bebida que é o vinho.
Esperamos contar com vocês amigos leitores para interagirmos e agregarmos conhecimento, afinal, “o melhor vinho é aquele que bebemos com os amigos”!!! Saúde a todos!!!
Texto João Ricardo C Rodrigues
Enófilo e entusiasta do vinho brasileiro