Amazonas é um dos estados do Brasil com maior produção de Tambaqui por sete anos

2015 foi o ano de maior produção do peixe no Amazonas 

O Tambaqui é um dos peixes mais tradicionais do Amazonas

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) afirmam em pesquisas que por sete anos consecutivos, o Amazonas está entre os estados de maior produção do Tambaqui. A maior produção é apontada no ano de 2015 com mais de R$ 68 mil gerados apenas na venda deste peixe.

Seguindo o Amazonas estão os estados do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Maranhão. A quantidade produzida em 2015 ultrapassou a marca de 9 mil quilos do peixe regional. Em 2018 a marca chegou a 6 mil quilos produzidos. Os cinco estados juntos representam 69% da produção de peixes nativos, como se verificou no gráfico estatístico realizado pelo IBGE/SIDRA de 2015.

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e que faz parte do Anuário da Piscicultura Brasileira – edição 2019, o Brasil produziu 722.560 mil toneladas de peixes de cultivo em 2018. O Tambaqui chega a ter a representatividade de 39,84%, perdendo somente para a Tilápia.

Dados IBGE

O tambaqui ou Colossoma macropomum é com toda a certeza um dos peixes mais nobres e tradicionais da Amazônia. A carne é apreciada para o preparo de diversas receitas da cozinha regional. Entre elas estão as famosas “Caldeirada de Tambaqui”, “Costelas assadas” e “Moqueca de Tambaqui”.

O tambaqui apresenta um rápido crescimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)- Amazônia Ocidental, constata que o peixe chega a atingir o peso médio de 2 kg entre o 8º e o 9º mês de criação. É uma espécie rústica e tolera baixos teores de oxigênio dissolvido na água.

A razão do sucesso da adaptação do tambaqui para o cultivo em cativeiro é exatamente a sua capacidade de aproveitar vários tipos de alimentos disponíveis no viveiro, inclusive a sua capacidade de filtrador de plâncton.

Texto: Bruna Oliveira    Fotos: Reprodução 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *