Defesa e soberania da Amazônia são destaques no primeiro dia do Seminário de Segurança do Exército

A importância de integrar as forças armadas e a sociedade para garantir a defesa e a soberania da Amazônia foi tema de debates nesta terça-feira (6), durante o I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30. O evento segue até esta quarta-feira (7), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.

Com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA), o Exército planejou o seminário pensando na proximidade da COP 30, que tratará sobre mudanças climáticas e reunirá líderes de todo o mundo na capital paraense.

“A concepção desse Seminário foi feita a várias mãos, para sensibilizar o público universitário para a temática defesa e segurança e construir uma relação duradoura para o calendário acadêmico, estimular linhas de pesquisa, de cursos que tenham associação com geopolítica. Abrimos uma porta para uma integração que deve perdurar porque é interesse comum”, detalhou o general Vendramin, Comandante Militar do Norte.

Programação

A abertura do evento contou com a participação do General Vendramin, Comandante Militar do Norte, do Vice-Almirante Batista, do Major Brigadeiro do Ar José Virgilio Avellar, da vice-reitora da UFPA, prof. Dra Loiane Verbicaro, do prof Dr. Clay Chagas, reitor da UEPA e da prof. Marina Pantoja, representando a UMAMA.

Ainda durante a manhã foi realizada a mesa temática: Emprego Singular das Forças Armadas na Defesa da Amazônia Oriental, com palestras dos respectivos representantes das forças armadas explanando sobre o papel e a responsabilidade de cada uma no emprego da segurança e defesa da região. A mediação foi do Prof. Dr. Rubens Martins Nascimento, da UFPA.

No turno da tarde, a temática em debate foi sobre a Integração e o emprego conjunto das forças armadas na soberania da Amazônia, com palestras de sobre a disputa de poder no debate climático, os desafios da logística e infraestrutura e as operações conjuntas na defesa da Amazônia. Entre os palestrantes, José Maria Mendonça, vice presidente da Fiepa e Aldo Rebelo, antigo Ministro da Defesa. A mediação foi da professora Izabela Jatene.

Os estudantes compareceram ao evento e reconhecem a importância de debater a temática. “E um assunto que eu não tenho maestria e como estudantes precisamos sempre estar nessa procura ao conhecimento. Acredito que o evento possa me guiar em questão de securitização da Amazônia. Com esses eventos fica maior a importância da gente se aliar . Não acredito que a Universidade e o Exército sejam diferentes, de buscar alianças e parceria”, afirmou a aluna de relações internacionais, Heloa Ferreira.

“O evento é muito importante para debater questões de segurança nacional, como integração regional com outros países que ompartilham esse território com a gente e promover polliticas publicas para superar defasios e problemas que a gente enfrenta como crimes ambientais e também uma discussão que está tão em paura como a COP 30”, declarou Rodrigo Miranda, alunos de relações internacionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Post Author: Ryan Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *