Alegrete recebeu o título de “Capital Nacional da Linguiça Tradicional Campeira”

Conforme a Lei nº 15.128, de 28 de abril de 2015, Alegrete, município do Rio Grande do Sul recebeu o título de “Capital Nacional da Linguiça Tradicional Campeira”.

Alegrete é uma das cidades mais tradicionalistas do Rio Grande do Sul, aqui a tradição já nasce com o peão e a prenda tomando chimarrão e cantando o Hino Rio-grandense.

Bem sabemos que a linguiça foi apresentada ao Brasil pelos portugueses, na qual chamavam de “enchido”, era feita de carne de porco, alho, cebola e páprica e atualmente temos uma infinidade de tipos de linguiça, principalmente no Alegrete.

Antigamente, o caçador abatia um animal maior do que as suas necessidades, picava bem alguns pedaços da carne, temperava com sal e ervas aromáticas da época, misturava tudo e embutia nas tripas do bucho do animal, depois de lavá-las bem.

 

O gaúcho quando começou a desbravar as terra do Rio Grande do Sul, além de carregar o charque na sua mala de garupa, passou a levar a linguiça, e saía a camperear os campos do nosso grande Pampa e os tropeiros faziam o mesmo, pois quando tinham que parar para comer, o alimento ficou prático para cozinharem ou assarem.

Aqui no Alegrete temos variados tipos de linguiças como: de queijo, três queijos, quatro queijos, queijo coalho, cebola, azeitona, abacaxi, tomate seco, bacon, rúcula, de frango, pimentão, pimenta, cordeiro, de goiabada e muitas outras para você provar.

                                                                                                                    

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *