O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um tour aéreo sobre a região amazônica nesta sexta-feira, durante visita oficial ao Brasil. Segundo informações da Casa Branca, o helicóptero presidencial sobrevoou o famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões, os arredores de Manaus e vastas áreas de vegetação amazônica.
“Quando chegamos ao Rio Amazonas, a água estava com uma cor marrom mais escura. Podíamos ver claramente o encontro dos dois rios, já que o Rio Negro tem águas muito mais escuras [que o Amazonas]”, afirmou um comunicado divulgado pela Casa Branca.
O itinerário aéreo incluiu a observação de refúgios de vida selvagem, áreas afetadas pela erosão costeira, e danos causados por incêndios e navios encalhados. Biden foi acompanhado pelo enviado climático dos Estados Unidos, John Podesta, e pelo renomado cientista brasileiro Dr. Carlos Nobre, que é referência mundial em estudos sobre mudanças climáticas e conservação da Amazônia.
O helicóptero presidencial aterrissou em Manaus às 14h44. Poucos minutos depois, Biden desembarcou e seguiu diretamente para o carro do comboio oficial, que deixou o aeroporto às 14h52. O presidente democrata foi em direção ao Museu da Amazônia (Musa), onde continuou sua agenda focada em questões ambientais e climáticas.