CMA Inaugura Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia

Manaus/AM – O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia, inaugurou nesta sexta-feira (01/11) o Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (IPEAM), com sede em Manaus. O evento marca uma nova fase para o desenvolvimento científico e tecnológico na região, aproximando o Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército do ecossistema de inovação local.

O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, destacou a importância da parceria entre as Forças Armadas, a sociedade civil organizada, a indústria, o comércio e as instituições de ensino.

“Sem dúvida nenhuma, é uma integração de toda a sociedade. Nós só podemos pensar em soluções para a Amazônia quando adotamos uma visão holística, que abrange todos os setores da nossa sociedade. Este IPEAM segue aquela máxima de sonhar grande, começar pequeno, mas progredir sempre. Este será o grande farol deste Instituto. Vamos persistir nessa caminhada até concretizar o sonho de uma Amazônia melhor, desenvolvida de forma sustentável e com o amazônida como centro desse desenvolvimento socioeconômico”, garantiu.

Entre os principais objetivos do IPEAM estão a geração de empregos qualificados e o fortalecimento da matriz econômica regional, promovendo o avanço científico e tecnológico no coração da floresta.

A instalação do IPEAM ao lado do 4º Centro de Geoinformação do Exército (4º CGEO) permitirá que o instituto aproveite as infraestruturas já existentes para impulsionar pesquisas de ponta nas áreas de Defesa Cibernética, Inteligência Artificial e Geointeligência de imagens. Além disso, o IPEAM pretende consolidar parcerias com institutos de ciência e tecnologia e empresas de base tecnológica, colaborando para um desenvolvimento sustentável da Amazônia e assegurando a soberania nacional.

O evento de inauguração contou com visitas guiadas, apresentações de tecnologias inovadoras e seminários técnicos. Especialistas e instituições locais, como a Universidade Federal do Amazonas, o Centro de Bionegócios da Amazônia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, participarão de encontros estratégicos ao longo da semana, reforçando a integração entre o Exército e a comunidade científica para atender às necessidades e demandas tecnológicas da região.

O vice-chefe de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Divisão Eduardo Wolski, afirmou que o Instituto de Pesquisa do Exército na Amazônia crescerá com o tempo, e que “quem sabe mais à frente” poderá ativar uma parte de capacitação ligada ao Instituto Militar de Engenharia.

“O que fazemos hoje com a inauguração do IPEAM é uma nova abordagem que o Exército tentará pela primeira vez neste formato, permitindo a articulação desde a origem de um projeto que seja de interesse do Exército, mas também da sociedade. Com isso, construímos junto à indústria e à academia um projeto que interessa a todas as partes envolvidas. Fica aqui plantada a semente”, disse.

Dando continuidade à discussão sobre o tema “Amazônia – Inteligência Artificial e Cibersegurança, Novos Desafios”, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) promoveu um workshop no complexo militar, direcionado a especialistas das forças armadas, empresas, indústrias, comércio e institutos de ciência e tecnologia.

Texto: Paulo Paixão

Fotos: Emelin López

Edição: Beatriz Costa

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *