Em demonstração de capacidade operacional e preparo, o Comando Militar da Amazônia (CMA) concluiu com sucesso o primeiro ciclo de adestramento intensivo no recém-criado Centro de Adestramento Amazônia (CA-Amz). A atividade, que envolveu mais de 140 militares do 1º BIS (Amv), integrantes da Força de Prontidão ‘Lobo D’Almada’, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, culminou na certificação das tropas para operar em um dos ambientes mais desafiadores do planeta.
Submetidos a um rigoroso processo de avaliação, os militares foram expostos a um leque de situações que simulam as adversidades da selva amazônica, incluindo combate em ambientes hostis, progressão em terreno adverso e domínio de diversas técnicas de combate.
O ápice do treinamento ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro, com um adestramento simulado que consistiu em um ataque e conquista de uma base inimiga, concluída com êxito, e com módulo de tiro de fração, onde foi realizada a progressão em direção a alvos e o treinamento de precisão e coordenação.
O CA-Amz, instituído pela Portaria Ministerial nº 1.269, representa um marco na preparação das tropas que atuam nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Com o objetivo de fortalecer a capacidade de combate e garantir a defesa da região, o Centro oferece um treinamento contínuo e altamente especializado, preparando suas tropas para enfrentarem as mais diferentes ameaças.
A certificação dessas tropas reforça o compromisso do CMA em proteger a Amazônia. Os militares, agora ainda mais preparados, estão prontos para agir com rapidez e eficiência nas missões, garantindo a soberania nacional e a preservação do patrimônio natural brasileiro.
*CMA