Sepror diz que vai manter parceria com a OCB-AM para desenvolver o agro no Estado

“Estamos praticamente com todo o PIB (Produto Interno Bruto) do Amazonas dentro desta sala. E isso tudo faz diferença com o apoio do cooperativismo, com o incentivo do cooperativismo. Realmente, o cooperativismo abraça esta causa, quando a gente precisa trabalhar junto às pessoas”, a fala foi do titular da Secretária de Estado de Produção Rural (Sepror) Daniel Borges, durante a cerimônia de inauguração da sede própria da Casa do Cooperativismo Amazonense Ronaldo Scucato, nesta sexta-feira (18), em Manaus.

Daniel Borges, que na ocasião representava o governador do Estado, Wilson Lima, reconheceu que as cooperativas são as principais responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos no agro amazonense e lembrou que assim que assumiu a pasta, o ex-secretário da Sepror, Petrúcio Pereira de Magalhães Júnior, que foi superintendente e presidente das Organizações das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB-AM), logo, conhecia de perto a força do cooperatismo e incorporou à Secretaria a estrutura assim como sua relevância para economia do Amazonas, sugerindo ao Governo do Amazonas a implementação do Núcleo de Apoio ao Cooperativismo e Associativismo (Nucap), que foi atendido pela Sepror, já na gestão de Daniel Borges.

“Essa parceria dos Sistema Sepror e Sistema OCB vem dando certo. A gente só tem a ganhar, o produtor rural amazonense também só tem a ganhar. E nós estaremos sempre à disposição para melhorar esse desenvolvimento e o futuro do nosso agro. A melhoria do nosso agro vai depender totalmente dessa união, governo e o cooperativismo, para avançar. Já temos exemplos de outros Estados no Sul e Sudeste, e o Amazonas tem que copiar as boas ideias, de estar próximo, trabalhando em equipe, trabalhando pelo coletivo, para podermos avançar cada vez mais”, ressaltou.

Para o ex-superintendente e ex-presidente do Sistema OCB-AM, Petrúcio Magalhães, “a conquista é inédita”. Ele destacou que o movimento cooperativista no Estado tem 51 anos e 24 anos de Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), “braço operacional de serviços, Todos Somos Coop”.

Petrúcio Magalhães

“Sem dúvida, essa casa do cooperativismo que o presidente José Merched e a superintendente Cláudia Sampaio entregam para as cooperativas amazonenses, para os cooperados, sem dúvida, vai dar muitos frutos. Esse é um legado que fica para a história, e daqui para frente vai ampliar e muito as colheitas e a produtividade deste movimento que é o cooperativismo aqui no Estado, que une pessoas, multiplica resultados e transforma a vida das pessoas, além de dar para o nosso movimento a profissionalização que precisamos, para formação de gestores, de lideranças jovens e de mulheres integradas ao movimento nos 32 municípios onde atua”, frisou Petrúcio Magalhães, parabenizando a todos os envolvidos nesta aquisição, como o presidente Merched, a superintendente Cláudia, os conselheiros e os setores financeiro e jurídico, ainda destacando que ele também faz parte desse sistema que só tende a crescer na região e vai atingir outros municípios do Amazonas.

FIEAM

o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, afirmou que esta sexta-feira, dia 18 de outubro, é um dia histórico, e que neste evento de inauguração da sede da OCB-AM “participou de uma aula” sobre o que representa o cooperativismo, e destacou que como um forte setor da economia, ele acredita que essa integração de setores, indústria, agro e cooperativismo, “só tende a ganhar em resultados mais que positivos”, e na sua avaliação o cooperativismo é uma atividade “muito ligada ao empreendedorismo”.

“Nós estaremos sempre apoiando para fazer com que as coisas possam acontecer aqui na nossa região. E o dia de hoje é um marco histórico”, afirmou Nelson Azevedo.

FAEA

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), vinculada ao Sistema de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas ( Fundepec/AM), e também vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, destacou o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo no Estado com a nova sede da OCB/AM.

“A nova sede da OCB/AM é muito importante, porque fortalece ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo em nosso Estado e com isso temos mais perspectiva de geração de emprego e renda por meio das cooperativas,” apontou Muni.

Texto e Fotos: Conceição Melquíades

Post Author: Conceição Melquíades

Jornalista e ativista social, fascinada pela Amazônia e o povo que nela habita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *