O churrasco é um dos símbolos do Rio Grande do Sul, isso porque no Estado tem muitas pastagens e o clima temperado contribui para a tradição do churrasco. Desde que o gado foi introduzido no Estado gaúcho e depois veio a Revolução Farroupilha que durou 10 anos, onde tinha muito gado e pouco acesso a outros alimentos na época, então era comum alimentarem suas famílias com a carne de gado, e fazendo aquele bom churrasco.
Lagoa Vermelha é um município ao norte do RS, com aproximadamente 28 mil habitantes. Desde o ano de 2021 ela é oficialmente a “Capital Nacional do Churrasco” e para seguir essa tradição desenvolvem muitos projetos e trabalhos relacionados ao churrasco.
O churrasco tradicional de Lagoa Vermelha é feito com o espeto de madeira, na brasa e com cortes especiais como o tradicional “chapéu de bispo” e a linguiça campeira.
Isso tudo exige ter assadores que fazem esse processo desde o corte da carne até o ponto certo do churrasco.
Cultuando sempre as tradições, são feitos projetos, na qual leva os CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) até as escola e vice-versa, fazendo com que os jovens conheçam e sigam cultuando a tradição gaúcha.
Os assadores já foram até o Estado do Acre, mostrando as tradições e servindo o verdadeiro churrasco, isso aconteceu em julho do ano de 2023.
Para chegar até o melhor churrasco, tem vários detalhes para melhorar a qualidade da carne, desde a criação, engorda, processo de abate e toda a cadeia em si. O pasto, geralmente é com aveia e azevém no inverno, e no verão com tifton e campo nativo, o que traz uma qualidade diferenciada para a carne.
A gordura da carne é diferente, a consistência, o marmoreio e a própria cor da carne, sendo um pouco mais avermelhada.