A conquista da Indicação Geográfica (IG) do queijo de Autazes levou a superintendente do Sebrae, Ananda Carvalho Pessoa, juntamente com toda a diretoria executiva do Sebrae e o presidente da FAEA, ao stand da Feira do Empreendedor 2024, onde o marco foi celebrado.
Ananda Carvalho Pessoa destacou o grande orgulho de fazer parte desse processo, afirmando que se trata de uma vitória recente para o Sebrae, comemorada com entusiasmo neste 21 de setembro de 2024. Segundo ela, a IG de Autazes representa um grande motivo de orgulho, especialmente porque agora o Sebrae contabiliza oito indicações geográficas no território do Amazonas. Ela lembrou que o processo para a certificação do queijo coalho de Autazes começou há anos, com apoio do Sebrae, e que o reconhecimento é fruto de muito esforço e dedicação.
O presidente da FAEA também comentou sobre a importância da Indicação Geográfica, afirmando: “Para Autazes, é uma grande conquista. Após um longo processo de levantamento de dados, o queijo de Autazes está pronto para ganhar o mercado com a certificação, o que agrega ainda mais valor ao produto.”
Lamisse Sad Cavalcante, economista e diretora técnica do Sebrae, acrescentou que essa certificação é um marco para os produtores locais. “O queijo coalho de Autazes, que já é produzido há mais de 100 anos, agora tem a certificação que atesta sua qualidade e origem geográfica. Isso vai permitir que ele seja vendido por um preço mais alto, melhorando as condições de vida dos produtores”, afirmou.
Adrianne Antonie Gonçalves, diretora administrativa e financeira do Sebrae, ressaltou que a Indicação Geográfica é um reconhecimento da qualidade e do histórico de trabalho dos empreendedores de Autazes. “Essa certificação traz dignidade e valoriza o imenso esforço desses produtores, consolidando o legado do queijo de Autazes”, disse.
Neto Paiva, produtor de queijo em Autazes, expressou sua felicidade ao receber o selo de Indicação Geográfica: “Para nós, é muito gratificante. Autazes já é conhecida como a ‘terra do leite’ e ‘terra do queijo’, e agora, com o apoio do Sebrae e do Ministério da Cultura, conseguimos trazer esse legado para o município. É um orgulho imenso receber essa certificação, tanto para nós quanto para o município.”
Texto: Sandrine Moraes / Antonio Ximenes
Fotos: Sandrine Moraes
Edição: Beatriz Costa