Agricultores familiares e pescadores artesanais da capital amazonense receberam, neste sábado, 32 documentos rurais viabilizados pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), durante a 14ª edição da ação Governo Presente, que aconteceu no bairro São José, zona leste de Manaus.
Entre os documentos entregues estavam 30 Cartões do Produtor Primário (CPP), um Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Com os documentos em mãos, os beneficiados terão acesso a políticas públicas, como aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), e, também, ao crédito rural, no qual obtém recurso para melhorias das atividades por eles desenvolvidas.
Conforme a diretora de Ater do Idam, Nadiele Pacheco, o CPP oferece ao agricultor familiar benefícios importantes para o crescimento da produção como, por exemplo, a diminuição da cobrança de energia elétrica, após uma vistoria da concessionária.
“O CPP é um documento indispensável para promoção da agricultura familiar com diversos benefícios, entre eles, para obter desconto na conta de energia elétrica, além de o produtor ter acesso ao crédito rural para investir em equipamentos e custeio da atividade”, explicou a diretora.
Beneficiada
A agricultora familiar Raimunda Nonata Brandão Rodrigues, 54, relata que criou seus quatro filhos com a renda da produção de hortaliças no Ramal 14, Puraquequara, zona leste da capital. Hoje, ela foi beneficiada com a entrega do CAR. “Trabalho a vida inteira com hortaliças e, agora, com documentos em mãos poderei buscar investimentos para melhorar o cultivo e a renda da minha família”, disse.
Mais serviços
Além da entrega de documentos, o instituto também distribuiu 100 kits de sementes de hortaliças — maxixe, couve, coentro, cebolinha e pepino — ao público presente na ação. Na ocasião, o Idam prestou, ainda, esclarecimentos sobre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores rurais amazonenses, por meio de 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados, nos 62 municípios do Estado.
Fotos: Marfran Vieira/Idam