De 26 a 30 de agosto, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) promove, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros distante de Manaus), um mutirão de crédito rural destinado a pescadores artesanais do município. A expectativa é que, no período, técnicos do órgão elaborem 70 projetos, que juntos devem somar até R$ 1,4 milhão.
De acordo com o engenheiro de pesca da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Kleison Medeiros, o objetivo da ação itinerante é alavancar a pesca artesanal na região da calha do Alto Rio Negro. “A meta é atender a demanda dos pescadores locais”, disse o engenheiro, ao lembrar que, nesta semana, também acontece um mutirão em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros da capital).
O atendimento aos pescadores, segundo Medeiros, acontecerá na Unidade Local (UnLoc) Idam/São Gabriel da Cachoeira, onde também são realizados serviços relacionados à regularização de trabalhadores rurais, com os serviços de emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ainda em relação ao crédito, ele informou que o recurso, quando aprovado, tem como destino a aquisição de equipamentos, implementos e apetrechos de pesca, além do custeio da atividade.
“Após elaborados, os projetos seguirão para a avaliação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que tem sido parceira do Idam na empreitada do Governo do Amazonas para garantir o desenvolvimento do setor primário amazonense”, destacou o engenheiro, ao informar que para solicitar o crédito rural, o pescador artesanal precisa apresentar os seguintes documentos: RG; CPF; Certidão do Pescador Artesanal (RGP) atualizada; proposta de aquisição de máquinas, equipamentos e apetrechos de pesca; Comprovante de Residência; e Cartão do banco (conta corrente).
*com informações do IDAM