Enquanto muitos negócios buscaram se reinventar durante a pandemia do novo coronavírus, a Taboa Peixaria, restaurante de comida regional, se reestruturou totalmente!
Inicialmente como Churrascaria Taboa, o negócio foi alugado há cerca de um ano, quando o restaurante já estava em andamento e ativo. Com o restaurante se encaminhando, a sócia-proprietária do negócio, Nayara Marinho, 30, não estava preparada para a chegada do novo coronavírus.
E a notícia do fechamento do comércio foi indescritível. “De uma hora para outra, a mudança de perspectiva de fluxo de caixa foi muito assustadora. Não consigo encontrar outra palavra que defina a sensação daquele momento”, disse a empreendedora.
Durante as três primeiras semanas, a ainda churrascaria trabalhou oferecendo seus pratos através de delivery e retirada no balcão. Contudo, os pedidos estavam abaixo do esperado pelo restaurante, não tendo um fluxo de caixa saudável. “Foi nesse momento que o Projeto ALI nos ajudou na reestruturação do Taboa”, disse Nayara.
O Projeto ALI (Agente Local de Inovação) é uma iniciativa do SEBRAE com o objetivo de revolucionar o pequeno negócio. A Metodologia do Programa ALI em Gestão da Inovação foi estruturada para que qualquer empresa, independentemente de seu porte ou estrutura, pudesse gerar inovações bem-sucedidas de maneira sistemática.
A empreendedora que já tinha relação com o SEBRAE/AM e havia participado de outros eventos, decidiu reformular o plano de negócio na perspectiva do cliente. Foi então que a Churrascaria Taboa foi fechada para voltar como a Taboa Peixaria.
A mudança veio para valorizar a culinária regional e remeter momentos afetivos para as famílias amazonenses
“Um pouco antes da pandemia passei um tempo fora de Manaus. E nesse período me empoderei muito mais da nossa cultura, entendi o quão única é no mundo. Um outro fator foi que os momentos que me remetia a família era justamente uma caldeirada de peixe ou um peixe assado. Então, uni tudo isso e decidi na transição para reabertura” contou Nayara.
O plano de fluxo de caixa, objetivos, propósito do negócio e metodologia de Marketing foram desenvolvidos através das ferramentas aplicadas pelo ALI. A inauguração ocorreu dia 28 de junho, pouco depois da flexibilização do comércio na pandemia.
Recomeço
O novo começo já começou diferente do que seria em uma outra época: capacidade do salão reduzida em 50%, limpeza constante durante o dia com álcool em gel, uso de máscaras e totem de álcool em gel para os clientes.
Além disso, a Taboa Peixaria mudou a forma de atendimento. Como a churrascaria era autoatendimento (serviço de buffet), o novo restaurante adotou o método de atendimento à mesa. “Essa pequena diferença trouxe muitos novos desafios que geraram novas adaptações em todos os setores da empresa. Tanto de melhorias de serviço quanto de estrutura tecnológica”, contou Nayara.
A expectativa é que o novo negócio atraia mais clientes. “Os desafios continuam, mas estamos confiante que o negócio irá fluir. Continuamos constantemente em adaptações e ajustes buscando melhoria contínua do negócio”.
O período difícil também trouxe um aprendizado valioso para a empreendedora que ainda está iniciando no setor gastronômico. “Aprender a superar os medos. Toda mudança gera muitos medos para qualquer empreendedor. O medo pode servir para nos deixar cautelosos, mas não paralisar. Superei muitos medos até agora e para ser sincera, ainda estou superando vários outros”, revelou a empresária.
Potencialize seu negócio
A insegurança é um fator muito comum quando estamos falando de novos empreendedores. Todo início de negócio pode trazer incertezas, medos e preocupações, mas o caminho pode ser muito mais leve e assertivo quando se tem o apoio do SEBRAE.
O SEBRAE é o melhor parceiro do empreendedor. Por ele, é possível fazer cursos, eventos, consultorias, projetos e outras iniciativas para você chegar longe e conquistar sua autonomia financeira.
Para Nayara, o SEBRAE foi muito importante, principalmente, pelas oportunidades de networking. “Sem os parceiros que fechei através dos contatos feitos nos eventos do SEBRAE meu negócio não seria o mesmo”.
A empreendedora sempre participou de ações pelas oportunidades de trocar ideias, fazer contatos e compartilhar desafios e ganhos. Como maior aprendizado, a empreendedora pontua: “Principalmente, ter liderança. Meu negócio foi grandemente influenciado pela palestra do Facundo Guerra, durante o Encontro Empretec. Lá aprendi sobre liderança com propósito e que aplico grandemente hoje em dia”, contou Nayara.
Fale com o SEBRAE
Quer inovar no seu negócio ou pretende abrir um? Conte com o SEBRAE para te ajudar nessa empreitada! Basta entrar em contato com o SEBRAE/AM através do atendimento online (https://meuatendimento.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/login) ou do número 0800 570 0800.
E se você já está empreendendo e quer aprimorar ainda mais seu conhecimento confira a seção de cursos online que o SEBRAE disponibiliza através do site. Basta clicar aqui. (https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline)
Veja mais casos de empreendedores amazonenses que estão Lidando com a Crise
- Ideias a mil: conheça as alternativas da Arte Lar Festas para driblar a crise no interior do Amazonas (https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/am/artigos/conheca-as-alternativas-da-arte-lar-festas-para-driblar-a-crise,860e632238773710VgnVCM1000004c00210aRCRD)
- Como o tradicional restaurante Shin Suzuran se manteve durante a pandemia (https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/am/artigos/restaurante-shin-suzuran,1ba7abfb64853710VgnVCM1000004c00210aRCRD)
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação Sebrae
1 thought on “Mudança total: conheça o restaurante que recomeçou do zero durante a pandemia com apoio do Projeto ALI”
Antonio Ximenes
(julho 29, 2020 - 10:29 pm)Equipe do Agronegócio que conhece a realidade da Amazônia