Em uma demonstração de força e compromisso com a preservação ambiental, o Comando Militar da Amazônia, por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, a Brigada das Missões, intensificou as ações da Operação Ágata Amazônia 2024. Durante patrulhamentos nas regiões dos rios Içá e Javari, tropas especializadas conseguiram neutralizar uma draga utilizada em atividades ilegais de garimpo, um dos principais causadores da degradação ambiental na Amazônia.
Em parceria com a FUNAI, os militares também realizaram uma importante apreensão de centenas de ovos de quelônio na comunidade de Vila Alterosa, no Vale do Javari, contribuindo para a proteção da fauna da região.
Esses resultados expressivos demonstram a eficácia das ações integradas entre as Forças Armadas e os órgãos ambientais, no combate às atividades ilegais e na proteção da Amazônia. A presença constante das tropas na região, aliada ao uso de tecnologias e à expertise dos militares, garante a segurança e a preservação desse ecossistema tão importante para o planeta.
A Operação Ágata reafirma o compromisso do Exército Brasileiro em proteger as riquezas naturais do país e garantir a soberania nacional.
Exército presente, Amazônia protegida.
*com informações da assessoria